Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
06
Dez
13

 

Recordo-me muito bem quando me aventurei a fazer o meu primeiro cheesecake. Nao sei ao certo porque, mas demorei muito tempo a tomar a decisao,, pois sempre julguei que fosse muito mais dificil do que na realidade o e. Segui passo a passo uma receita do Chef Avillez e, claro, nao tinha como nao ser bem sucedida Como sou muito desastrada para a composicao final de doces. fiquei tao, mas tao vaidosa que durante dias e dias foi o meu assunto de eleicao.
Nao pude pois, deixar de sorrir, quando vi que a proposta para o desafio quinzenal do grupo das Dorie as Sextas recaia, precisamente, num cheesecake. Mas, este cheesecake e diferente, pois e de forno. E igualmente diferente, pois e de chocolate. E, sendo deliciosamente, delicioso ( e perdoem-me a redundancia, mas e mesmo assim que deve ser descrito), foi este cheesecake que serviu de bolo de aniversario dos 28 aniversario do primeiro milagre da minha vida.
So gostaria de fazer uma observacao. Na receita original e aconselhado a que o doce permaneca pelo menos 8 horas no frigorifico, podendo ir ate 3 dias. Porem, e por experiencia propria, aconselho vivamente a ser retirado do frio cerca de 15 minutos antes de ser saboreado para melhor se tirar partido dos sabores e ficar mais cremoso.
Na receita base que eu segui a risca,usei uma cobertura de creme fraiche e decorei com framboesas. Enriquece o doce visualmente e induz um agradavel contraste de sabores.
O que preparar:

 

Massa

1 1/2 chávenas de migalhas de bolachas (tipo graham cracker)

2 colheres de sopa de açúcar

1/4 de colher de chá de canela em pó

3 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida

 

Recheio

680g de queijo-creme à temperatura ambiente

1/2 chávena de açúcar

3 ovos grandes, à temperatura ambiente

1 colher de chá de extracto de baunilha

Uma pitada de sal

115g de chocolate semi-amargo, derretido, ligeiramente arrefecido

 

Como preparar:

 

 

Para a base: misturar todos os ingredientes com as pontas dos dedos; colocar numa forma de tarte com aproximadamente 22cm, pressionar com os dedos e levar ao congelador por 10 minutos. Levar ao forno, a 185º por 10 minutos, ou até dourar ligeiramente. Arrefecer numa grade; manter o forno ligado.

 

Num processador de alimentos, bater o queijo-creme juntamente com o açúcar, raspando a tigela 2 ou 3 vezes, durante 2 minutos. Adicionar os ovos, a baunilha e o sal: pulsar 4 vezes, raspar a tigela e pulsar mais 2 vezes. Despejar o chocolate, pulsar e raspar algumas vezes para misturar bem a massa.

 

Retirar a tigela do processador e bater no balcão para eliminar as bolhas da massa. Deitar na forma. 

 

Levar ao forno por 35 a 40 minutos, aproximadamente. A parte superior deve estar inchada e definida, mas o centro do bolo ainda estará um pouco instável. Transferir a forma para uma grade de arrefecimento e deixar arrefecer até à temperatura ambiente; levar ao frigorífico durante pelo menos 8 horas, ou até 3 dias.

 

publicado por Maria às 18:18
De Márcia a 6 de Dezembro de 2013 às 18:59
Olá Maria: acabei de ver este lindíssimo cheesecake no FB e tive que vir correndo. Está mesmo com um aspeto delicioso e muito bem decorado. O contraste das cores e dos sabores dado pelo créme fraiche fez toda a diferença.Adorei.
bjn
Márcia
De Maria a 6 de Dezembro de 2013 às 19:08
Obrigada querida Marcia. Sempre tao doce e gentil.
Beijinho
Maria
De Susana a 6 de Dezembro de 2013 às 19:02
Está lindo Maria!!! Vou fazer ;) Um grande beijo!
De Maria a 6 de Dezembro de 2013 às 19:09
Obrigada Susana. Faz sim, ate porque o Tiaguinho vai gostar de comer um pouquinho.
Beijinho, amiguinha
Maria
De Rosa Santos a 6 de Dezembro de 2013 às 19:36
Querida amiga!
Eu creio em transmissões de pensamento. Abri o PC à pouco e lembrei que queria hoje vir aqui, comentei um desenho do meu neto e... apareceu-me esta visão, um cheesecake lindo com uma cobertura discreta mas delicada,  perfeito em todas as fazes, mas de todas a mais carinhoso é um milagre com 28 anos. Muitos parabéns para a mamá e para o fifi mais velho. Continuação dessa força de viver e sê feliz minha querida.
Um abraço bem apertadinho. 
--
De Maria a 6 de Dezembro de 2013 às 19:44
Rosa, minha querida, tu sabes que para mim es muito especial.
Beijinho
Maria
De Joana a 6 de Dezembro de 2013 às 19:49
Querida Maria, fiquei com água na boca a olhar para este belo cheesecake, deve ser divino :) e tem uma apresentação muito bonita!

Beijinhos
Joana
De Maria a 6 de Dezembro de 2013 às 20:12
Obrigada, Joaninha, ja tinha saudades tuas.
Beijinhos
Maria
De Leonor a 6 de Dezembro de 2013 às 19:52
Que tentação, Maria! Ficou tão bonito.
Muitos beijinhos
De Maria a 6 de Dezembro de 2013 às 20:14
Obrigada Leonor.
Beijinho tambem para ti
Maria
De Marisa Valadas a 6 de Dezembro de 2013 às 20:09
Que excelente aspecto, eu adoro cheesecake
De Maria a 6 de Dezembro de 2013 às 20:15
Obridada, Marisa.
Eu tambem gosto imenso.
Beijinho
Maria
De Mena Lopes a 6 de Dezembro de 2013 às 21:21
Pois nao temos que perdoar a redundância, porque tudo o que dizes é mais do que verdade!
Uma bela maneira de comemorar o aniversario do teu primeiro milagre! E ficou lindo!
Tb usei creme fraiche, mas posso assegurar-te que o teu esta muito mais bonito!!
E sabes que te digo, quem me dera ca uma fatia, porque deste lado ja nao ha nenhum para contar a historia!
Beijinhos,
Mena.
De Maria a 7 de Dezembro de 2013 às 12:56
Meninha, obrigada pelos teus doces elogios. Tambem aqui ja nao ha nada mas so psra tomar um cafe contigo e termos 2 dedos de conversa, eu faco outro. Qud me dizes?
Beijinhos grandes
Maria
De Bombom a 6 de Dezembro de 2013 às 22:31
Olá Maria, que bom "ver-te" de novo! Acreditas que nunca fiz Cheese Cake? Mas já comi e gosto muito, embora agora esteja em maré de jejum por causa do colesterol...Mas no Natal vou fazer "greve" às restrições, vais ver!
Este cheese Cake é muito original, não conhecia nenhuma receita de ir ao forno. Deve ter ficado uma delícia! Parabéns à Mamã babada e ao seu rebento mais crescido! Tenham muitas felicidades e muitos anos de vida. Beijinhos da Bombom
De Maria a 7 de Dezembro de 2013 às 12:58
Minhz querida amiga,
Estas como eu ha uns tempos que nunca tinha feito e julgava muito dificil. Nso e e, como sabes, e uma sobremesa excelente. Ha de facto o problema do colestrol mas, agora no Natal, sempre se pode quebrar um pouco as regras, nao achas?
Beijinhos, muitos


Maria
De Célio Cruz a 6 de Dezembro de 2013 às 22:48
Olá Maria!
Este cheesecake ficou com um aspecto magnifico. De chocolate nunca provei, vi há uns tempos um do Jamie Oliver que me prendeu ao ecrã, mas este não fica nada atrás! E depois aquelas elegantes framboeas ali em cima a pedirem para serem degustadas. E que bem que vão com o chocolate.
8 horas no frigorifico? Eu não resistiria a tanto tempo se apanhasse um pecado destes pelo caminho. ;)
Beijinho e bom fim de semana.
De Maria a 7 de Dezembro de 2013 às 13:01
Ola Celio, sempre gentil.
Obrigada pelo comentario.
Um beijinho e um bom fim de semana, igualmente, para ti.
Maria
De Magdalena Michelle Leone a 7 de Dezembro de 2013 às 19:15
Existem coisas maravilhosas =)~~
De Maria a 11 de Dezembro de 2013 às 09:18
Ola Magdalena,
Obrigada por teres gostado.
Beijinho
Maria

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO