Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
24
25
Posts mais comentados
16
Dez
11

 

 

 

A alface recheada é um prato delicioso e acessível que pode ser preparado com carne de aproveitamentos. Eu, desta última vez que fiz, aproveitei um resto de frango assado e ficou muito bom.Pode-se fazer também com restos de carne assada, guisada, enfim,onde a imaginação chegar.

 

 

O que preparar:

 

  1. 2 alfaces grandes;
  2. 60 g de margarina;
  3. 1 dente de alho;
  4. 1 cebola;
  5. 250g de carne cozinhada e picada na picadora;
  6. 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  7. 1 dl de leite;
  8. 1 ovo;
  9. 1 colher de sopa de salsa picada;
  10. Sal, pimenta e noz moscada a gosto;
  11. 50g de chouriço de carne;
  12. 60g de bacon;
  13. 1 limão;
  14. 2,5dl de molho de tomate.

 

Como preparar;

 

1 – Recheio

 

Picar finamente a cebola e o dente de alho e refogar num tacho com margarina. Ir mexendo e, assim que começar a alourar, juntar a carne.Mexer novamente, muito bem, e juntar a farinha. Voltar a mexer sempre sobre o lume moderado e adicionar o leite quente e voltar a mexer até que se forme uma bola que se descola do tacho. Bater o ovo e juntar ao recheio, continuando a mexer. Juntar o sumo de ¼ de limão, temperar com sal, pimenta e noz moscada, voltar a mexer e juntar a salsa picada. Reservar num prato para arrefecer.

 

2 – Molho de Tomate

 

Refogar ½ cebola em azeite. Logo que estiver loura, juntar um pouco de vinho branco( ¼ de copo) e, em seguida, tomate pelado ( uma lata pequena).

Fazer ferver alguns minutos e passar pelo passador. Rectificar os temperos ( sal e pimenta e uma colher de chá de açúcar).

 

3 – Preparação Final

 

Limpar muito bem as folhas de alface. Pôr ao lume um tacho largo, meio de água temperada com sal e, logo que esteja a ferver, colocar dentro as folhas de alface e calcá-las por forma q que fiquem bem mergulhadas. Tpara e deixar ferver cerca de 3’.

Depois, escorrer e deixar arrefecer.

Espremê-las levemente e estendê-las por cima da mesa com a parte concava para cima. Formar rolinhos com o recheio de molde a que fiquem semelhantes a croquetes grandes. Colocar um a um por cima de uma folha de alface. Cuidadosamente, enrolar as folhas de alface com o recheio dentro e ir colocando num tabuleiro que foi, previamente, forrado com fatias de bacon e chouriço.

Regar o preparado com o molho de tomate e decorar com rodelas de chouriço. Desfazer um cubo de carne/galinha e espalhar por cima.

Levar ao forno brando ( 160ºC) cerca de 45’.

Servir regado com o molho que se formou e acompanhado de arroz branco, rodelas de cenoura cozida, couve flor, etc.

 

Mãos à obra.

 

 

publicado por Maria às 20:06
Contador
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
24
25
últ. comentários
Ficou lindo, foi a minha inspiração para o almoço ...
Parece impossível a sra classificar como peixe da ...
è um prato da minha infância, de que guardo record...
O que é maca?
Um correcçãoNão consigo recordar o ano mas seguram...
maravilha
maravilha
De facto cavala e sarda não são o mesmo peixe, as ...
Top blogs de receitas
blogs SAPO