Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
22
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
03
Abr
12

Estas almôndegas recheadas, apesar de serem um pouco trabalhosas resultam num prato muito agradável. Podem ser preparadas com antecedência congelando-as depois de panadas. São deliciosas.

 

O que preparar:

 

  1. 250g de arroz arbóreo que é o que se usa para fazer risotto;
  2. 1l de caldo de galinha (poderá ser feito com a dissolução de um cubo em 1 l de água);
  3. 1 cebola;
  4. 0,5 dl de azeite;
  5. 1 dl de vinho branco;
  6. Sal e pimenta a gosto;
  7. 2 ovos;
  8. 100g de queijo parmesão ralado;
  9. 250g de carne picada;
  10. 1 colher de mostarda;
  11. 2 dentes de alho;
  12. 1 tomate firme ;
  13. 1 cebola;
  14. 1 cenoura pequena;
  15. 50g de ervilhas;
  16. 100g de queijo mozzarella fresco;
  17. Sal e pimenta a gosto.

 

Como preparar:

 

Começar por preparar o risotto. Picar uma cebola e levar a alourar no azeite. Temperar de sal e pimenta.Deitar o arroz e deixar fritar. Quando as pontas dos bagos de arroz começarem a ficar mais claras, está pronto para o passo seguinte. Deitar o vinho branco e deixar o arroz absorvê-lo, mexendo sempre. Entretanto, ter ao lado da caçarola onde se está a preparar o risotto, uma panela com o caldo de galinha em lume brando para estar sempre fervente. A partir daqui é uma questão de paciência. Ir juntando ao arroz 2 conchas de caldo e deixar absorver completamente. Ir repetindo a operação, não deixando de mexer, até o arroz estar bem cozido, cremoso, mas sem estar a desfazer-se. Quando estiver pronto, reservar.

 

Nesta altura, deve-se colocar numa taça a carne picada e temperá-la de sal e pimenta. Juntar uma cebola picada, a cenoura cortada em cubos pequeninos, a colher de mostarda, os dentes de alho ralados. Mexes bem com as mãos até ficar uniforme. Juntar as ervilhas e o queijo mozzarela partido em cubos pequenos. Misturar cuidadosamente com as mão e reservar.

 

Quando o arroz estiver esfriado, misturar 2 ovos e o queijo parmesão ralado. Mexer bem até o arroz ficar pegajoso.

 

Preparar 1 taça com farinha, outra com ovo batido temperado de sal e pimenta e misturado com 2 colheres de sopa de parmesão e a terceira taça com pão ralado ( eu ralei pão com uma casca de limão, 50g de queijo parmesão e salsa).

 

Colocar uma porção de arroz na mão esquerda com esta em concha. Fazer uma concavidade e nesta colocar uma colher de sobremesa de carne picada e temperada. Fazer o possível por colocar em cada porção de carne 1 ou 2 ervilhas e pelo menos um quadrado de mozzarella. “Fechar a bola de molde a que a carne fique envolvida no arroz. As bolinhas deverão ficar um pouco maiores que uma bola de golfe.

 

Passar as bolas por farinha, ovo e pão ralado e ir colocando numa grade. Quando esta operação estiver concluída, podem optar por fritar as almôndegas ou levá-las ao forno quente na grande onde estão depositadas para alourarem por igual. Eu optei por colocá-las no forno pois é mais saudável .

 

Ficam excelente acompanhadas com uma boa salada. São também óptimas para um picnik.

 

Mãos à obra.

 

tags: ,
publicado por Maria às 08:00
De Ginja a 3 de Abril de 2012 às 12:18
Maria, lá estás tu a surpreender-me com uma deliciosa receita amiga.
E curioso, também italiana, ou com base nela, :)
Muito bom.
Um beijinho.
De Carla a 3 de Abril de 2012 às 15:59

Que boa sugestão. Parecem deliciosos.
Beijinhos
De gina a 3 de Abril de 2012 às 19:46
Minha Amiga......!  Hoje você abusou  e humilhou!!!!!!!! Essas almôndegas são simplemesmente DELICIOSAS,  costumo fazer só de arroz não de risoto, mas acredito que assim fica mil vezes melhor, muito mais cremosas. Vou aprimorar minha receita, é mais uma que levo. Aliás vou abrir uma pasta: RECEITAS ROUBADAS DA MARIA, ah!ah! Beijinhos da Gina
De Maria a 4 de Abril de 2012 às 16:09
AhAhAh, querida amiga. Olhe que eu ganho na espessura da pasta pois eu roubo-lhe muito mais receitas. Para a semana postarei outra receita que lhe roubei, mas antes aviso-a.
Quanto a usar risotto, como é mais cremoso, fica mis pegajoso quando frio e muito mais fácil de obter coesão nos bagos para formar as bolinhas.
Beijinhos, querida amiga
Maria
Beijo também para a Camilla 
De Deliciart a 4 de Abril de 2012 às 00:21
Que óptima esta ideia, até agora só comia as almôndegas de carne mas agora descobri aqui esta maravilha e claro que vou ter de fazer aqui em casa pois parece que vamos gostar muito e sempre se foge um pouco à carne ;) beijinhos
De lia a 4 de Abril de 2012 às 11:44
Adoro estas almôndegas (arancini) como os italianos lhe chamam. Já as comi, no restaurante do Jamie em Glasgow, mas nunca as fiz, precisamente pela trabalheira que dão!
Parabéns Maria, pois ficaram lindas e super apetitosas!
Beijinhos,
Lia.
De Maria a 4 de Abril de 2012 às 16:14
Querida Lia, bem sei que o nome italiano é arancini mas juro que nem pus este nome pois já brincam comigo pelo facto de eu quase venerar a cozinha italiana. Mas tu apanhaste-me....guilty :(
Diz-me só, vives mesmo em Glasgow?
Beijinhos
Maria



Contador
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
22
28
29
últ. comentários
Ficou lindo, foi a minha inspiração para o almoço ...
Parece impossível a sra classificar como peixe da ...
è um prato da minha infância, de que guardo record...
O que é maca?
Um correcçãoNão consigo recordar o ano mas seguram...
maravilha
maravilha
De facto cavala e sarda não são o mesmo peixe, as ...
Top blogs de receitas
blogs SAPO