Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
22
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
20
Abr
12

Mais uma receita da Dorie que não em modifiquei nada, excepto na cidra, que me desculpem os apreciadores, acho um horror. É certo que seria para inserir numa série de sabores mas usei a minha máxima de não utilizar bebidas em comida que eu não bebesse. Portanto, e seguindo esta linha de pensamento, fiz uma polpa de maçã na Bimby que substituiu a cidra. De resto, tudo igual pois queria mesmo experimentar estes scones da Dorie.

 

Ficaram tão bons e fofos que me transportaram para a minha infância e vi-me novamente a ler os livros da Enid Blyton “ the famous five”, que me embebiam nas suas aventuras e, principalmente, nos seus pequenos almoços fartos, onde não faltava a laranjada ( adoro este nome), ameixas frescas, empadões e scones ( outro nome que sempre adorei).

 

Mais que não fora só pelas memórias que vieram à tona, esta experiência valeu a pena.

 

 

 

O que preparar:

 

  • 1 ovo grande;
  • ½ cupde bu ttermilk frio ( leite gordo com 2 colheres de sumo de limão, depois de ter repousado 20’);
  • 1/4 cup de sumo de maçã ( triturei meia mação com 3 colheres de sopa de água, na Bimby);
  • 1 3/4 cup de farinha;
  • 1/3 cup de farinha de milho, preferencialmente grosseira;
  • 2 colheres sopa de açúcar;
  • 1 colher sopa de fermento químico;
  • 1/4 colher chá de bicarbonato de sódio;
  • 1/4 colher chá de sal;
  • 113g de manteiga sem sal, fria, cortada em pedaços pequenos;
  • 3/4 cup de cheddar ralado;
  • 1/2 cup de maçã seca, em pedacinhos pequenos ;

 

Como preparar:

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal .

 

Misturar o ovo com o buttermilk e o sumo de maçã. Reservar.

 

Com um batedor de varas, misture a farinha, farinha de milho, açúcar, fermento, bicarbonato e sal. Acrescentar a manteiga e, com os dedos, cubra os cubos de manteiga de farinha. Com as pontas dos dedos  misturar  a manteiga nos ingredientes secos, até que pareça migalhas. Não misturar demasiado e ter em atenção o calor das mãos.

 

Acrescentar os ingredientes líquidos aos secos e misturar com as mãos, até que a massa (que vai estar muito molhada e pegajosa) fique coesa. Se ainda tiver ingredientes secos no fundo da tigela, continuar a misturar, mas não amassar em exagero a mistura. Acrescentar o queijo e a maçã e envolver levemente.

 

Ainda na tigela, amassar (como se fosse pão) levemente, com a mão umas 8 a 10 vezes. Depois, e como a massa é muito pegajosa, virá-la para uma superfície levemente enfarinhada com farinha de milho pois esta farinha ajuda mais a que a massa nãopeque, achatá-la num rectângulo de 1,5cm de altura e, com uma forminha cortar em pedaçosiguais. Colocá-los no tabuleiro previamente preparado.(nesta fase, os scones podem ser congelados e, quando estiverem duros, guardados em sacos hermeticamente fechados; não descongelar antes de assar, acrescentando 2 minutos ao tempo de cozedura)

 

Levar o tabuleiro ao forno durante 20-22 minutos ou até que os scones estejam dourados e quase firmes. Transferi-los para uma grade e deixe-los amornar. Servir morninhos com manteiga e/ou compota.

 

 

 

Desidratei a mação da seguinte forma: forrei um tabuleiro com papel vegetal e espalhei por cima a maçã partida em fatias finas. Aqueci o forno a 70ºC e deixei-o entreaberto, com as maçãs dentro, durante 1hora. Desliguei o forno, fechei-o e deixei as maçãs lá dentro durante 8 horas. Tornei a repetir a operação, ou seja, entreabri o forno, liguei-o a 70ºC e deixei assim 1 hora. Desliguei-o, fechei-o e deixei as maçãs passar lá a noite, ie, 12 horas. Tirei as maças do forno, deixei-as ao ar um par de oras e estavam prontas a serem usadas.

 

Para quem não quiser ter este trabalho, há à venda pacotes de maças desidratada que em supermercados quer em casas de produtos dietéticos.

 

Finalmente, a medida de cup que utilizei equivale a 250ml ou 200g.


 

publicado por Maria às 08:00
De Carla a 20 de Abril de 2012 às 09:43
Que saudades dos Cinco! Os scones ficaram com excelente aspecto. Guardei a dica da maçã desidratada, mas acho que vou mesmo comprar para os meus, embora esteja a pensar substituir por figos.
Beijinhos
De Maria a 22 de Abril de 2012 às 20:35
Quem não tem saudades dos Cinco, Carla?
Fico à espera dos teus scones com figo, pois desconfio que ficarão maravilhosos.
Beijinhos
Mãria
De lia a 20 de Abril de 2012 às 11:44
Olá Maria,
Os teus scones estão com um aspecto divino e até já comia um..., ou dois...!! as alterações parecem-me bem mais agradáveis que o original com a cidra, não que não goste de cidra, em especial da sueca Kopparberg cidra de pêra que é como beber sumo, mas que nos deixa um bocadinho rosadinhas :))).
Beijinhos grandes e bom fim de semana,
Lia.




P.s. - Perguntaste-me há dias se gostava de participar no Dorie às sextas e sim, adorava, mas agora, já, já, não... mas quando puder começar aviso e se puder, terei imenso prazer, ok?
De Maria a 22 de Abril de 2012 às 20:37
Lia, querida, eu não gosto de cidra nem com álcool nem sem. Não consigo gostar, mesmo!
Quanto à Dorie, cá te espero.
Beijinhos
Maria
De Cintia a 20 de Abril de 2012 às 11:44
Lindaaaaas fotos :) 
Estão mesmo com boa aspecto! 
Bjinho
De Maria a 22 de Abril de 2012 às 20:38
Obrigada, Cíntia querida.
Beijos
Maria
De Gisela a 20 de Abril de 2012 às 12:20
Maria, não usei maça desidratada por perguiça de fazer, afinal é tão fácil. Ficaram lindos, e são tão bons, pelo menos eu adorei
Um beijinho
De Maria a 23 de Abril de 2012 às 22:24
Obrigada, querida Gisela. Sempre tão gentil.
Beijinhos
Maria
De Ginja a 20 de Abril de 2012 às 16:15
Querida Maria, antes de mais obrigada pelas tuas palavras sempre tão doces.
Desta vez também não consegui fazê-los... ando sem tempo, e hoje é dia da minha mãe.
Pode ser que até domingo me entusiamsme!
Ficaram lindos, gostei muito da foto, e também gosto do nome laranjada. As aventuras dos cinco estão gravadas nas memórias e lanches de infância.
Um beijinho.
De Maria a 22 de Abril de 2012 às 20:39
Ginja, querida amiguinha, não agradeças o que é sincero.
Obrigada por teres gostado dos scones.
Beijinhos
Maria
De gina a 20 de Abril de 2012 às 19:36
Amiga, ficaram lindos os teus scones....bem apetitosos....e que capricho nas fotos, estão transmitindo alegria, luz, vibração, espero que seja assim que vc se sinta!!!!!Agora é só sentar e começar a conversa entre uma mordida e outra......Nunca tinha feito scones (também adoro o nome), mas ficaram muito gostosos. Usei uma cidra que não tem alcool ou seja é um suco de maçã!!!!!Mil beijinhos e um belíssimo fim de semana da Gina
De Maria a 22 de Abril de 2012 às 20:41
Gina, minha amiga, obrigada por teres gostado dos meus scones. Realmente, a receita da Dorie nunca falha. Também adorei os teus.
Beijinhos
Maria
De Susana a 20 de Abril de 2012 às 21:34
Muito bom!!! Fiquei com vontade de reler os livros dos cinco! Quando a minha filha souber ler, vou apresentar-lhos (e acho que também vou voltar a lê-los)...


Beijinho! 
De Maria a 22 de Abril de 2012 às 20:46
Susana, imaginas que ainda hoje guardo muitos dos meus livros e que gosto de os reler em momentos de ócio  quando não me apetece uma leitura mais profunda. É claro que agora prefiro ler a versão inglesa pois a portuguesa não transmite de forma tão fiel o ambiente de Inglaterra/ RU, que se vivia na época. Então a nova edição que estão a lançar aos poucos, é um horror pois querem adaptar o linguajar dito "moderno". Enfim...
Como vês, sou doutorada nos "Famous Five" hahaha!
Beijinhos
Maria
De Ana Aparício a 20 de Abril de 2012 às 22:04
Parabens os seus scones estão com um aspeto fantastico. Eu tambem quis seguir a receita à risca, mas tambem fiz um sumo de maçã caseiro.
Ana
De Maria a 22 de Abril de 2012 às 20:47
Muito obrigada, Ana.Eu também não usei cidra.
Beijos
Maria
De Deliciart a 21 de Abril de 2012 às 03:42
Os teus scones ficaram lindos e também alterei a cidra nos meus pois não gosto do sabor e também tirei a maça desidratada pois aqui em casa quase ninguém gosta, mas ficam tão fofo que apetece comer um atrás do outro..Beijinhos e um bom fim de semana
De Maria a 22 de Abril de 2012 às 20:49
Vânia querida, pois, apesar de ter visto comentários acerca do desagrado da mação desidratada no meio dos scones, por acaso, a mim agradou-me.
Beijinhos
Maria
De Filipa a 22 de Abril de 2012 às 15:29
Amiga adorei regressar aos cinco. Adorava as aventuras deles. E como é engraçado também há palavras que adoro dizê-las :D
Obrigada pela explicaçao de como desidratar a maçã pois eu não fazia ideia :/
E os teus scones ficaram lindos!!!

Um beijo enorme e um bom domingo :*
De Maria a 22 de Abril de 2012 às 20:51
Pipinha querida, obrigada por teres gostado. E quanto à explicação da forma de desidratar a maçã, estamos aqui para trocarmos informação, não é? Também já aprendi tanto contigo...
Beijinhos e bom Domingo também para ti.
Maria



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
22
28
29
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO