Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
22
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
30
Abr
12

Ao escrever este post, delicio-me  a imaginar o sorriso de felicidade do meu fifi mais velho quando deparar com esta receita. Passo a explicar:

 

O meu fifi mais velho foi um "Menino da Luz", ou seja, foi aluno do Colégio Militar.

 

Uma instituição em que a honra, a camaradagem imperam, onde são ensinados os caminhos e são abertos os horizontes aos alunos que têm o privilégio de o frequentar.

 

O amarelo de carne faz parte do cardápio do refeitório, nos dias de festa. É um prato de tal forma apreciado que, todos os anos, no dia 3 de Março, data da celebração do aniversário do Colégio, depois do desfile do Batalhão Colegial, nas suas fardas da côr de pinhão, pela Av. Da Liberdade, é servido um almoço onde são convidados os alunos e os ex-alunos, e onde é servido o amarelo de carne. Não sei se realmente apreciam mesmo este prato ou se é pelo facto de se sentirem meninos, novamente, a verdade é que a afluência à sala de refeições é muito grande, nesse dia.

E depois do Zacatraz, sentam-se à mesa entre gargalhadas, brincadeiras e piadas, pois voltam à adolescência.

Já agora, deixo aqui uma breve explicação do que é o Zacatraz ( leia-se Zácátráz) e do significado que tem para os "Meninos da Luz":

Este grito de saudação é proferido de forma rápida e com força como quem grita um grito de guerra e pela seguinte ordem, que constitui a junção de três séries de elementos, a solo e em coro, de que resulta uma forma característica, cheia de alegria e juventude:

.......Grito( proferido por 1 só elemento) .........................................Resposta Geral ( em coro)

... ZACATRAZ

.......ZACATRAZ

.............ZACATRAZ .................................................................................TRAZ; TRAZ    (3 vezes)

....ALA, ALA ..............................................................................................ARRIBA           (2 vezes)

....ALLEZ, ALLEZ

.......À VOTRE SANTÉ ............................................................................ALLEZ             (1 vez)

A Simbologia

O "ZACATRAZ" é o grito de saudação com que se festeja qualquer acontecimento importante, no Colégio ou fora dele; é como que um brinde que distingue quem frequentou ou frequenta o Colégio Militar.

Neste grito estão contidos o sentimento e a alma dos "Meninos da Luz". Por isso, é para ser proferido e acompanhado com vibração e entusiasmo, mas igualmente com solenidade e respeito.

Não se deve abusar da sua repetição; este profere-se por exclusiva vontade dos alunos em ocasiões importantes ou saudando pessoas e factos relevantes.

 

Finalmente, quando vir na lapela de algum casaco um pin com uma barretina igual à imagem que abre este post, saberá que está perante um "Menino da Luz".

   

 

 

 

Passemos agora à receita do Amarelo de Carne.

 

Como eu nunca tive oportunidade de comer o famoso e tão apreciado " petisco" tive alguma dificuldade em saber os ingredientes. O meu fifi lá fazia a descrição mas era impossível reproduzir com fidelidade. Portanto, decidi aventurar-me a pedir a fórmula a uma das cozinheiras do Colégio, que, amavelmente me ensinou, nem que fosse para não me ouvir mais a "pedinchar". éum prato muito simples mas que dá algum jeito quando não temos muitaimaginação para uma refeição em cima da hora. E, afinal, é saborosa ;)

O que preparar:

  1. 300g de carne de vaca para cozer;
  2. 6 ovos;
  3. 2 colheres de sopa de banha;
  4. Batatas fritas palha;
  5. Sal e pimenta a gosto;
  6. Azeitonas ou alcaparras para enfeitar ( facultativo)

 

Como preparar:

Cozer a carne de vaca em água temperada com sal. Se for no modo tradicional, isto é, sem ser em panela de pressão, demora cerca de 1,5h.

Após a carne estar cozida, retirar do tacho e deixar arrefecer. Desfiar a carne, deixando-a em “palitos” fininhos. Levar uma frigideira ao lume com a banha, deixar derreter e fritar nela a carne cozida e desfiada. Temperar com sal e pimenta.

Bater os ovos numa taça à parte, juntar 3 colheres de sopa de leite, bater mais um pouco e juntar os ovos batidos à carne na frigideira. Ir mexendo e separando com a colher de pau os frumos que de formam.

Agora, a forma tradicional e mais saborosa, manda que se descasque batatas, se partam em palitos fininhos e se fritem em óleo bem quente, não deixando fritar muito. Somente o suficiente para alourar.

Porém, e para facilitar a vida e encurtar o tempo de execução, pode-se colocar batata palha de compra num prato e colocar por cima o preparado de carne e ovo. Decorar com alcaparras ou azeitonas e servir de imediato, acompanhado com uma salada verde.

Mãos à obra.


publicado por Maria às 08:00
De Gisela a 1 de Maio de 2012 às 16:01

Maria, sabes que quando conheci o meu marido, que também foi aluno do colégio militar, à muitos mais anos que o teu fifi, ele falava-me do amarelo de bacalhau que eu nunca tinha ouvido falar, até que percebi que era o tradicional bacalhau à braz. Pelos vistos por lá fazem-se muitos pratos amarelos.
Gostei da tua receita, um dia vou fazer para ver se ele a reconhece.
Um beijinho grande
De Maria a 1 de Maio de 2012 às 18:36
Estou a rir-me com a tua observação dos pratos amarelos. De facto, do bacalhau amarelo nunca tinha ouvido falar. Quanto ao amarelo de carne, durante uns anos julguei que era uma iguaria sem rival. Como vim a constatar, não passa de uma carne cozida com ovos mexidos e batatas fritas. Enfim...
Beijinhos
Maria

Contador
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
22
28
29
últ. comentários
No Amarelo do Colégio Militar as Batatas Fritas sã...
 No Amarelo do Colégio Militar as Batatas Fri...
Minha avó, que cresceu em Mogadouro, muitas vezes ...
pois ! No meu tempo (43/51, chumbei um ano), bat...
Ficou lindo, foi a minha inspiração para o almoço ...
Parece impossível a sra classificar como peixe da ...
è um prato da minha infância, de que guardo record...
O que é maca?
Um correcçãoNão consigo recordar o ano mas seguram...
Top blogs de receitas
blogs SAPO