Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
19
20
26
27
31
Posts mais comentados
15
Mai
12

Uma sobremesa muito fresca, vistosa e muito, muito boa. É muito fácil de preparar sendo que o único óbice é o facto de termos de ter alguma habilidade e paciência para cozer as placas de suspiro. Mas vale bem a pena esse pequeno esforço, acreditem.

O que preparar:

 

  1. 6 claras;
  2. 350g de açúcar em pó e mais algum para polvilhar;
  3. 0,5 Kg de morangos;
  4. 200ml de natas frescas;
  5. Óleo vegetal e papel vegetal qb.

 

 

 

Como preparar:

 

No copo da Bimby bem limpo e seco, e com a borboleta colocada, bater as claras em castelo firme e, quando formarem “picos”, deitar 4 colheres de sopa de açúcar em pó, continuando a bater até ficarem bem seguras e brilhantes ( normalmente faz-se drante 6' com a velocidade 3). Não colocar o copo medidor para entrar ar e as claras crescerem melhor.Misturar o restante açúcar em pó, mas desta feita, misturar com uma espátula de baixo para cima. Quem não tiver Bimby, poderá executar esta operação nma batedeira o mesmo à mão.

 

Untar papel vegetal, ao de leve, com óleo e polvilhar com açúcar em pó. Com um saco de pasteleiro, formar 3 rodelas com formato de pratos, sendo que uma deverá ser pequena, outra média e a outra grande. Fazer em volta um rebordo com biquinhos. Guardar um pouco de merengue ( umas 6 colheres de sopa). para misturar com o chantily que será feito com as natas frescas.

 

Levar as rodelas ao forno, que deverá estar com a temperatura muito baixa ( nunca superior a 70ºC). A função da ventoinha deverá estar desligada.

 

Deverá cozer em cerca de 1h30 mas poderá confirmar-se ao toque. Se estiverem sólidos, estão prontos.  Deixar arrefecer dentro do forno e depois, retirá-los com muito cuidado do papel vegetal.

 

Entretanto, bater as natas frescas juntando umas gotas de limão e 2 colheres de sopa de açúcar durante 2' na velocidade 4 se trabalhar na Bimby, ou até formar chatilly se se trabalhar com abtedeira ou se se bater à mão, até formar chantily. Misturar com o merengue reservado, com cuidado e sempre de baixo para cima.

 

Finalmente, montar o doce da seguinte forma:

 

Colocar sobre m prato a base maior do suspiro. Barrar abundantemente com chantily e dispor pos cima morangos lavados e cortados em quartos.

 

Colocar por cima a base média e proceder da mesma forma com o chantily e morangos. Finalmente, colocar a base mais pequena, barrar com chantily e decorar com morangos.

 

Levar ao frigorífico e servir bem fresco.

 

Mãos à obra. 

publicado por Maria às 08:00
De Ginja a 15 de Maio de 2012 às 15:27
Olá Maria!
Este é um himalaia que eu escalava em menos de três tempos! :)
Que maravilha. Camadas de suspiro, chantilly e morangos.
O efeito visual deixa-nos logo arrebatados.
E aposto que cada colherada também :)
Um beijinho.
De Maria a 15 de Maio de 2012 às 21:24
Que bom teres gostado, querida amiga. Apesar de ser uma "granada" calórica, é um doce delicioso.
Beijinhos grandes
Maria
De gina a 15 de Maio de 2012 às 23:39
Loucura!!Loucura!!!Loucura!!! Maria querida, é só o que dá para falar com a boca cheia dessa maravilha. Quem não ama chantilly com morangos ????? e ainda placa de suspiros!!!Esta é uma sobremesa dos deuses digo deusas, ah, sei lá ....nesta altura só quero é comer e me lambuzar toda!!!!!!!!! Beijinhos da Gina
De Maria a 16 de Maio de 2012 às 14:10
Ah,ah,ah, afinal a gulosa não sou só eu;))
Beijinhos
Maria
De lia a 29 de Maio de 2012 às 12:35
Estas receitas são linda a nível visual e tão leves e deliciosas na boca (não na anca, claro...).
Ficou linda amiga!
Beijinhos,
Lia.

Contador
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
19
20
26
27
31
últ. comentários
Ficou lindo, foi a minha inspiração para o almoço ...
Parece impossível a sra classificar como peixe da ...
è um prato da minha infância, de que guardo record...
O que é maca?
Um correcçãoNão consigo recordar o ano mas seguram...
maravilha
maravilha
De facto cavala e sarda não são o mesmo peixe, as ...
Top blogs de receitas
blogs SAPO