Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
19
20
26
27
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
28
Mai
12

Quando era miúda, a minha mãe fazia esta salada fresca e nós lá em casa comíamos com muita satisfação. Outro dia, ao folhear as minhas bíblias gastronómicas que consistem em dois livros de uma compilação de  Tele - Culinárias do tempo do Chefe Silva, dei lá com esta receita. Aliás, já tinha dado com ela antes mas ainda não me tinha disposto a fazê-la. Foi desta vez, num dia em que não me estava a apetecer cozinhar nem sabia bem o que fazer para o jantar de um fim de dia muito quente, que me propus por esta iguaria na mesa da família. Foi um sucesso.

 

O que preparar:

 

  1. 2 postas de bacalhau salgado e não demolhado;
  2. 1 pimento;
  3. 4 ovos;
  4. 1 cebola;
  5. 3 dentes de alho;
  6. 2 tomates maduros mas firmes:
  7. 4 folhas de alface;
  8. Algumas azeitonas e salsa a gosto.

 

Como preparar:

 

Desfiar as postas de bacalhau e passar por várias águas, espremendo bem em cada passagem. Assar o pimento e cortá-lo e tiras fininhas. Cortar a cebola em fatias finas e picar os dentes de alho. Cozer os ovos em água temperada com sal e, quando frios e descascados, parti-los em rodelas. Partir os tomates em cubos pequenos e lavar bem as folhas de alface e parti-las grosseiramente.

 

Deitar todos os ingredientes numa taça, excepto as folhas de alface, e misturar bem. Temperar com azeite e vinagre branco, salpicar com salsa e decorar com algumas azeitonas e com as folhas de alface. Fica pronto a servir.

 

Mãos à obra.

 

publicado por Maria às 08:00
De Ginja a 28 de Maio de 2012 às 12:08
Olá querida Maria :)
O tempo cada vez pede mais refeições assim, bem leves e frescas.
Uma deliciosa salada de bacalhau, se possível para comer no alpendre ou varanda num final de tarde :)
Um beijinho.
De Maria a 28 de Maio de 2012 às 21:22
Exactamente para comer no cenário que descreves.
Beijinhos e boa semana,
Maria
De Alice a 28 de Maio de 2012 às 19:02
Olá querida Maria:)
Eu também adoro folhear as antigas tele-culinárias do Chefe Silva, são autênticas relíquias cheias de receitas maravilhosas!! De vez em quando também me prendo por uma receita nova e nunca desiludem!!
Essa salada parece-me perfeita com o adorado bacalhau em cru, ficou de certeza um autêntico pitéu! Pois acredito que tenha feito sucesso:)
Beijinho grande e uma excelente semana para ti!
De Maria a 28 de Maio de 2012 às 21:24
Alice, tal qual como me acontece: as receitas do Chefe Silva resultam sempre bem e são receitas simples, despretensiosas e sempre muito saborosa.
Uma boa semana também para ti, minha querida,
Maria
De gina a 28 de Maio de 2012 às 22:22
Amiguinha Maria.
De novo fazes um prato que me trás à memória lembranças da salada que meu pai tanto fazia e gostava. Tinha sempre um bacalhau dependurado atrás da porta que servia para esses pratos sem demolhar...porém eu cada vez que passava por ele, arrancava um pedaço da parte mais alta...e lógicamente levava muitas broncas....
Adorei, foi muito gostosa essas lembranças, como devia estar gostosa essa salada, Só não a roubo porque não posso fazer....mas Gostei muito de a lembrar.
Beijinhos da Gina
De lia a 29 de Maio de 2012 às 12:15
É mesmo daqueles pratos que comemos durante a nossa infância e juventude e que depois, nunca fazemos. Pelo menos comigo assim aconteceu. Fartei-me de comer este prato, mas nunca o reproduzi, o que é estranho, pois adoro-o!!
Beijinhos,
Lia.

Contador
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
19
20
26
27
31
últ. comentários
Ficou lindo, foi a minha inspiração para o almoço ...
Parece impossível a sra classificar como peixe da ...
è um prato da minha infância, de que guardo record...
O que é maca?
Um correcçãoNão consigo recordar o ano mas seguram...
maravilha
maravilha
De facto cavala e sarda não são o mesmo peixe, as ...
Top blogs de receitas
blogs SAPO