Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
17
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Posts mais comentados
03
Jul
12

A melancia foi um fruto que entrou na minha roda alimentar, somente, aquando da minha última gravidez. Até então, nunca a havia comido pois pensava que não gostava. Digo pensava pois nem sequer me atrevia a prova-la. E isto aconteceu com outros alimentos como o pimento, por exemplo.

Bom, aí pelo 3º mês de gravidez deu-me uma vontade incontrolável de comer melancia e não era no prato, como mandam as regras da boa postura e boa educação, mas comer uma talhada assim, simplesmente, à mão e acabada de cortar. Perdi a conta das fatias de melancia que me consolaram.

A boa notícia é que não enjoei e, passando-me as manias patetas de outrora, passei a consumi-la, de uma forma mais moderada, entenda-se, e em diversas aplicações.

Esta salada que trago hoje é uma das minhas saladas favoritas. Vi-a ser feita uma vez num programa da Nigella Lawson que passou na TV, apontei e esqueci-me completamente deste episódio.

Há uns dias atrás, ao folhear o meu caderninho de receitas, deparei, com grande surpresa e satisfação, com os apontamentos desta delícia. É simples, fresca, colorida e deliciosa.

 

O que preparar:

  1. 1 fatia larga de melancia limpa de casca e pevides;
  2. 1 embalagem de queijo feta;
  3. 1 cebola média;
  4. 1 ramo generoso de salsa;
  5. 6 folhinhas de hortelã;
  6. 1 limão;
  7. Azeitonas descaroçadas;
  8. Um fio de azeite de boa qualidade;

 

Como preparar:

Descascar a cebola e parti-la em fatias muito finas. Coloca-la numa tigela emersa em água temperada com sal e sumo de meio limão, deixando-a assim cerca de ½ hora.

Cortar a melancia em cubos bem como o queijo feta. Colocar numa taça e misturar. Juntar a cebola escorrida e as folhas de salsa inteiras as as folhas de hortelã picadinhas. Juntar azeitonas descaroçadas misturar os ingredientes e temperar com um fio de azeite e o sumo do restante ½ limão.

Está pronta a servir.

Esta forma de preparar a cebola antes de juntar a uma salada foi-me ensinada por uma excelente cozinheira, amiga da minha sogra. A cebola fica muito mais suave perdendo aquele paladar agressivo que nem sempre é agradável em saladas. Coincidentemente, a Nigella aconselha um processo semelhante para esta receita,

O doce da melancia em contraste com o sabor acre do queijo tornam esta salada uma iguaria. Experimentem.

Mãos à obra.

publicado por Maria às 08:00
De Ginja a 3 de Julho de 2012 às 12:09
É tão engraçado quando pensamos que não gostamos de um determinado alimento e ao provar ficamos surpreendidas.
Por aqui por casa, sempre se plantou melancias, e eu adoro comer às talhadas, ficar toda lambuzada :))
Fresquinha sabe tão bem!
E esta salada parece-me deliciosa, acho que também vi esse programa, pois tenho ideia duma salada de melancia e feta e fiquei sempre com esse vislumbre. Vou ter de fazer :)
Beijinho.
De Maria a 4 de Julho de 2012 às 22:25
Olha Ginja, não imaginas como te "invejo" por poderes ter uma horta. Ainda não perdi a esperança de vir ter um Monte no Alentejo e poder plantar à minha vontade uma hortinha para consumo doméstico.
Beijinhos
Maria


Ah, e faz a salada pois tenho mesmo a certeza que irás gostar.
De gisela a 3 de Julho de 2012 às 21:42
Eu sou viciada em melancia, assim que começam a aparecer não páro de comer, quando o Luis ou a Bia pensam que há no frigorifico, já não há, já eu comi tudo.
Já vi esta salada em qualquer lado e gostei imenso, é desta que a vou fazer.
Um beijinho
De Maria a 4 de Julho de 2012 às 22:26
Tens razão, a melancia é mesmo deliciosa. E ainda com a vantagem de não engordar, o que é excelente.
Beijinhos 
Maria
De gina a 3 de Julho de 2012 às 22:52
Querida Maria..
Olha como eu fiquei com os olhos arregalados e a boca já pronta para devorar esta salada!!!!!Amo Melancia, uma das frutas prediletas da mamãe, e com este queijo está perfeita.....Posso começar a me servir????? O meu genro come melancia com limão e sal......e adora....  Bonita foto!!! Beijinhos da Gina
De Maria a 4 de Julho de 2012 às 22:28
Gina, minha querida, juro que pensei em ti quando publiquei a salada pois acho que é a tua cara. É mesmo boa, acredita. 
Melancia com limão e sal? Huumm, interessante... Nada como experimentar para ver se é bom ;)
Beijinhos
Maria
De Ameixinha a 4 de Julho de 2012 às 23:06
Apesar de gostar mais de melão, eu não nego a melancia :) Mas ainda não engravidei, sei lá que vontades me darão :) Há coisas bem mais esquisitas que melancia!
De Maria a 5 de Julho de 2012 às 18:59
Pois há Ameixinha. Olha, eu numa gravidez anterior, passei quase os 9 meses a comer comida chinesa. Era só o que me apetecia. Imagina o enjoo que o meu marido apanhou! Coitado...
Quanto ao melão/melancia,eu gosto de ambos. Aliás, gosto de toda a fruta de Verão.
Beijinhos
Maria
De Rosa Santos a 5 de Julho de 2012 às 00:04
Olá Maria!
Vou ter mesmo de fazer esta receita, é que despertou-me  a curiosidade, a melancia em salada. Cá em casa não se consome muita melancia e também não é das frutas que mais gosto, mas esta salada eu vou ter de experimentar. Parabéns para a sua oficina e a continuação de coisas boas.
Um beijinho.
De Maria a 5 de Julho de 2012 às 19:00
Obrigada, Rosa. É tão bom receber elogios. Experimente esta salada pois tenho a certeza que vais gostar. O meu marido também não come melancia mas aqui, elogiou bastante a sua presença.
Beijinhos
Maria

Contador
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
17
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31
últ. comentários
Parece impossível a sra classificar como peixe da ...
è um prato da minha infância, de que guardo record...
O que é maca?
Um correcçãoNão consigo recordar o ano mas seguram...
maravilha
maravilha
De facto cavala e sarda não são o mesmo peixe, as ...
Hoje dia 03 de Março de 2015 fui à procura de uma ...
Top blogs de receitas
blogs SAPO