Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
22
23
24
26
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
25
Set
12

 

E pronto, ca estou eu de volta, ainda nao completamente restabelecida do que me manteve arredada da minha cozinha, mas com muitas, muitas saudades.

Ao longo deste tempo, pouco cozinhei pois, pouca paciencia houve para isso. Tenho muitas fotos e receitas feitas e nao publicadas,  que foram no meu pc para longe de mim, por uns tempos. Por agora, estou com uma maquina excelente , muito melhor que a minha ate, mas que, como devem estar a reparar, nao tem o teclado condicente com a lingia portuguesa. Peco por isso desculpa e alguma paciencia da vossa parte para a falta de pontuacao.

A receita que hoje trago foi aprovadissima ca em casa e ja a fiz 2 vezes. Fiz com abrunhos, pois tinha bastantes ca em casa e e um fruto que muito aprecio. Podera ser feito com ameixas, sendo que a receita original e esse fruto que pede.

Espero que gostem tanto como eu.

Esta receita foi adaptada do Blog gourmets amadores

 

 

 

O que preparar:

  1. 2 ovos ;
  2. 130 ml iogurte natural ;
  3. 80 ml óleo de girassol;
  4. 180 g açúcar amarelo;
  5. 2 colheres (chá) fermento quimico;
  6. 300 g farinha de trigo;
  7. 12 abrunhos, partidos ao meio e sem caroço;
  8. 2 colher (chá) raspa de limão;
  9. acucar de confeiteiro para polvilhar. 

Como preparar:

Pré aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma forma de fundo amovível com papel vegetal ( eu forro somente a base). Bater os ovos com o açúcar, juntar o óleo, a raspa de limão e o iogurte.

Deitar a farinha e o fermento e baera até obter uma mistura homogénea. Verter para a forma preparada.

 Dispor as metades dos abrunhos  pela massa com a parte cortada para cima. Polvilhar com o acucar de confeteiro . Levar ao forno durante 30 a 40' ou até a massa estar dourada. Fazer o teste do palito.


Maos a obra.

tags: ,
publicado por Maria às 08:00
De Isabel a 25 de Setembro de 2012 às 10:19

Querida Maria,

O bolo ficou muito lindo, gostei imenso de ter utilizado os abrunhos, fruta que não se vê assim por aí além em muitas receitas (ou pelo menos eu não tenho visto), por isso tornou o bolinho invulgar e deu-lhe especial requinte !

Adorei a receita, penso que com as ameixas também há-de ficar muito bem sim !

Beijinhos grandes
De Maria a 25 de Setembro de 2012 às 17:52
Obrigada, querida Isabel. Este bolo, apesar de nao ter chocolate ( risos) e muito bom e tenho a certeza que gostaras se o fizeres.
Muitos beijinhos da amiga
Maria
De lia a 25 de Setembro de 2012 às 12:29
Um bolo absolutamente magnífico e que experimentarei com certeza, pois é mesmo do tipo de bolos de que gosto bastante!
Um beijinho grande para ti e filhotes,
Lia.
De Maria a 25 de Setembro de 2012 às 17:54
Lia, minha querida amiga,


Pois, e mesmo o teu estilo de bolo, pelo que depreendo pelas receitas de bolos q publicas. E muito bom, mesmo.
Estamos bem e eu estou em falta para contigo pois ainda nao respondei ao teu ultimo e-mail. Fa-lo-ei em breve, prometo.
Muitos beijinhos para voces quatro.
Maria
De gina a 25 de Setembro de 2012 às 14:52
Amiga Maria.
Que coisa boa te ver de volta, aos pouquinhos.
Fico muito feliz e agradecida a Deus que está te dando condições de voltar para as tuas amigas.
Nem preciso dizer que este bolo é exatamente dos que eu gosto, com frutas.Deve ter ficado delicioso!!!! Muitos beijinhos para ti e para toda a família. Gina
De Maria a 25 de Setembro de 2012 às 17:56
Muita amiguinha do coracao,
Que bom que e voltar aqui e verificar que tenho as amigas atentas as publicacoes e sempre dispostas a comentarem com palavras doces.
Um grande e apertado abracinho da
Maria
De Ginja a 25 de Setembro de 2012 às 19:30
Querida Maria :)
Ando cheia de saudades tuas e das tuas receitinhas!
Que gosto ver hoje um post teu.
Espero que por aí as coisas andem bem melhores e que possam respirar coisas boas.
Adoro este bolo, também já o fiz e é perfeito.
Comia já essa fatia minha querida amiga.
Partilhamos com um chá e dois dedos de conversa?
Um beijinho.
De Maria a 25 de Setembro de 2012 às 22:05
Ola minha querida,


Tambem eu estava cheia de saudades. Esperemos que as coisas se mantenham a partir de agora mais regulares para nao haver ausencias.
Este bolo e fantastico nao e?
Combinado entao o nosso cha, uma fatia de bolo e muuuuuuuuitos dedos de conversa.
Beijinhos grandes
Maria
De Alice a 27 de Setembro de 2012 às 19:32
Olá querida Maria, que saudades de ver uma receitinha tua! :)
Espero que as coisas por aí estejam melhores. E o teclado é o menos, o importante é a essência e essa percebe-se muito bem! O bolo está maravilhoso, lindo lindo e tão guloso! Essa fatia está mesmo a sorrir para mim e eu bem que tenho vontade de a roubar!! :D
Um grande beijinho e tudo de bom, amanhã é sempre um novo dia:)
De Maria a 27 de Setembro de 2012 às 21:30
Obrigada pelas tuas palavras, minha doce amiga. As coisas estao a melhorar, devagarinho, mas estao a melhorar.
Obrigada tambem pela tua preocupacao.
Abracinho
Maria
De Rosa Santos a 27 de Setembro de 2012 às 22:59
Olá minha querida Maria!
Muito me tem sensibilizado todo carinho que me tem dedicado. Um dia destes conversamos melhor, mas hoje dei uma escapadela para apreciar esta maravilha. Só de olhar fiquei com água na boca... e vou levá-lo comigo.
Uma boa noite e um abraço muito apertado
De Maria a 29 de Setembro de 2012 às 17:39
Ola querida Rosa,
O carinho e sentido, acredite. Gosto imenso do seu blog pois o duo dos textos que escreve e as receitas que connosco partilha, resultam em momentos muito agradaveis para quem a visita.
Um beijinho e bom fim de semana
Maria
De anasbageri a 29 de Setembro de 2012 às 10:46
Maria,
Antes de mais parabéns e desculpa na ter estado presente na tua festa, mt falta de tempo como calculas!
Adorei o bolo, como sempre fico a sonhar com produtos que aqui n encontro.
Olha, podes usar acentos e cedilhas em qq teclado, os meus computadores t~em teclado sueco, basta trocares a língua que queres usar.
bjs

Ana
De Maria a 29 de Setembro de 2012 às 17:45
Ola Ana,


Antes de mais nao tens, de todo, de pedir desculpa por nada. Sei que quem nao esteve presente teve razoes fortes como foi o teu caso, eu bem sei.
Quanto ao teclado, sabes que eu sei muda-lo.Porem ha um obice: e que depois as tecclas nao ficam com a correspondencia ao autocolantes o que para mim e uma "chatice" pois tenho de andar a experimentar teclas, uma a uma, para escrever um texto em portugues correcto. Para alem disso, nao descubro onde fica escondida a "@", acreditas? Bem, burro velho nao aprende linguas e aqui neste caso, aplica-se muito bem a mim. Por isso, terei de estar assim condicionada e a escrever "inglepes" ate ao Natal.
Beijinhos grandes e espero pelas tuas novidades no teu espaco. Estou muito curiosa.
Maria
De Bombom a 30 de Setembro de 2012 às 16:27
Maria, que delícia de Bolo! Húmido e guloso como eu gosto!
Hoje não posso comer porque tenho estado mal com uma crise de visícula, mas daqui a uns dias, quero muito experimentar. Não temos abrunhos, mas temos ameixas e como dizes, fica bem na mesma.Obrigada pela partilha. Escusado será dizer-te que estou muito feliz por te ver de volta ao nosso convívio! Bjs. Bombom
De Maria a 30 de Setembro de 2012 às 21:24
Querida Bombom,
Que macada estares com a saude debilitada. E ainda por cima da visicula que causa tao mau estar.
As tuas melhoras, minha querida e experimenta este bolo porque realmente e muito saboroso.
Um abracinho da
Maria

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
22
23
24
26
27
28
29
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO