Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
16
17
18
20
22
23
25
26
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
05
Out
12

Sao muitos os musicos da minha preferencia.  E o meu estado de espirito, normalmente, que dita o meu musico de eleicao no momento.

Porem, foi este grande senhor que me assolou o pensamento assim que vi o mote do " Convidei para Jantar" deste mes.

Andre Marie Nicolas Leon Rieu, conhecido como o Embaixador das Valsas, com dez milhoes de discos vendidos e uma carreira de sucesso em mais de trinta paises, tinha de ser o meu convidado; custasse o que custasse.

Porem, o facto deste senhor, apesar de ser conhecido em todo o mundo e ter sempre a sua agenda de espetaculos com uma programacao  preenchida por 2 anos, nunca ter vindo actuar em Portugal, tornou-se um obice para os meus planos.

Tentei, mesmo assim. Telefonei para o seu agente que me confirmou os meus temores. Nao poderia aceitar o meu convite pois nao havia programacao de qualquer actuacao em Portugal.  E assim, com o maior dos desalentos, ficou encerrada a conversa.

Ja a noite se tinha instalado, o telefone tocou. Atendi, contrafeita, pois a hora ja nao era de convivios.  O meu semblante iluminou-se! Nada mais, nada menos que o proprio Andre Rieu do outro lado da linha. Havia tomado conhecimento do meu convite, da minha decepcao ao  ve-lo declinado. De facto, nao tinha tempo de se deslocar a Portugal mas, sugeria que fosse ter com ele a Neu Ulm, na Alemanha, onde iria dar um concerto. Nao teria tempo para jantares mas tomaria, com todo um gosto, um cha para acompanhar 2 dedos de conversa.

E claro que nem hesitei. Arranjei um saco a pressa, comprei o bilhete de aviao, on line. O voo seria somente dai a um par de horas. Mesmo contando com a antecedencia obrigatoria das 2 horas para a apresentacao no aeroporto, ainda tinha tempo.

Fui para a cozinha e fiz o unico bolo que achei que deveria acompanhar o cha no encontro ansiado. Um bolo vulgar, que todas as cozinheiras, mesmo que principiantes sabem fazer, mas que foi o primeiro bolo que fiz, o bolo da moda da minha adolescencia: O bolo Marmore. Segui a receita que sempre sigo, do Chefe Silva, e, como era de esperar, saiu um bolo bonito. Acondicionei-o e la me pus a caminho do aeroporto.

O que preparar:

  1. 4 ovos;
  2. 200g de acucar;
  3. 200g de manteiga;
  4. 200g de farinha de trigo peneirada;
  5. 1 colher de cha de fermento em po;
  6. 1 limao;
  7. 200g de chocolate doce em po;
  8. 1 colher de manteiga para a cobertura e manteiga para untar a forma.

Como preparar:

Bater as 4 gemas com os 200g de acucar, juntar 150g de manteiga amolecida e bater ate obter um creme fofo. Seguidamente misturar os 200g de farinha peneirada e, por ultimo, misturar com cuidado as 4 claras batidas em castelo bem firme.

Dividir depois esta massa em 2 partes iguais: numa mistura-se a raspa do vidrado do limao e na outra, mistura-se 100g de chocolate em po ligando-o com muito cuidado.

Untar nem a forma com manteiga e deitar os dois preparados, de chocolate e de limao, em camadas alternadas. Levar depois a cozer em forno pre aquecido a 180 C, durante cerca de 30'. Depois de cozido, deixar arrefecer um pouco e desenformar, colocando-o sobre uma grelha para arrefecer por completo.

Entretanto, para a cobertura, misturar os restantes 50g de manteiga derretida com os restantes 100g de chocolate em po. Levar ao lume ate querer comecar a borbulhar. Cobrir o bolo com este creme

O voo correu dentro da normalidade e, chegada la, tinha um carro a minha espera para me levar aos camarins da sala de espetaculos ondre Andre Rieu iria actuar.

Recebeu-me calorosamente, e apresentou-me a sua linda familia, Marjorie, a mulher, os seus dois filhos Marc e Pierre, e os seus tres netos,  Ivan, Linde e Liek.

Foi-nos servido cha, o bolo foi partido e distribuido e muito elogiado. Entre varias interrupcoes, contou-me ser filho de um musico, ter 5 irmaos, todos musicos, e que aos 5 anos ja tocava violino.

Nasceu em Maastricht, Paises Baixos, e fala com fluencia neerlandes, ingles, frances, alemao, italiano e castelhano. Actualmente frequenta um curso de portugues pois na sua orquestra tem alguns elementos brasileiros. Acha muito dificil as vogais anasaladas, disse-mo, com uma gargalhada franca.

Quando lhe perguntei a razao de nunca ter actaudo em Portugal, respondeu-me com um encolher de ombros. Nunca havia sido contactado nesse sentido.

Senti-me triste por isso.

E pronto, foi chamado. O espectaculo iria comecar. A lotacao estava esgotada, pelo que nao pude assistir ao espetaculo. Mas tive um presente maravilhoso que me ira realizar o sonho de ha muito.

Ao saber a minha ligacao a Glasgow, ofereceu-me bilhetes para assistir ao espetaculo que la ira dar em 7 de Dezembro. Imaginam a minha alegria, do tamanho do mundo.

E, para saborearem a excelencia da actuacao de Andre Rieu, aqui deixo mais um video com uma das cancoes mais belas que conheco.

Enjoy it

E com este convidado, venho participar na 7 edicao do "Convidei para Jantar" desafio lancado pela Anasbageri, cuja anfitria deste mes e a Vera no seu blog Hoje para Jantar com o tema "Idolos Musicais
publicado por Maria às 10:40
De vera ferraz a 5 de Outubro de 2012 às 12:52
Querida Maria,
é impossível ficar indiferente a perante a grandiosidade deste convidado.
Enquanto li-a o post, completamente arrepiada, consegui viajar, também eu, até a Alemanha e imaginar o vosso lanche. O bolo, do Chefe Silva, parece-me perfeito, tal como todas as receitas dele. Também gosto muito. Mais uma receita a testar porque nunca fiz bolo marmore com cobertura.
Mais uma vez, obrigada pela participação!
Um beijinho enorme!
De Maria a 5 de Outubro de 2012 às 21:25
Eu sabia que irias gostar do meu convidado. Nao ha mesmo como nao gostar.
Beijinhos
Maria
De lia a 5 de Outubro de 2012 às 15:02
Querida maria,
Que post magnífico e majestoso!! A descrição é de tal modo realista, que consegui visualizar todos os detalhes com precisão!! Quanto ao bolo, está perfeitamente enquadrado no lanche e nem poderia ser outro!!
Beijinhos grandes para vocês e bom fim de semana,
Lia.
De Maria a 5 de Outubro de 2012 às 21:26
Que comentario tao "saboroso", Lia.
Gostei imenso.
Beijinhos da amiga
Maria
De Mané a 5 de Outubro de 2012 às 16:42
Maria... ...
isso não se faz.Image vais até à Alemanha e não dizes nada.
Não, não pensava estar lá no vosso jantar, isso não, o que eu queria mesmo era assistir ao espectáculo.
Espectáculo, isso sim, foi a tua escolha magnifica que me deixou aqui a valsear e a catarolar... e de tal forma que me passou a zanga de não me teres avisado e de não me levares contigo.
Beijinho e parabéns pela EXCELENTE escolha
De Maria a 5 de Outubro de 2012 às 21:29
Olha, Mane, nao sejas ciumenta e le o post sem ser de uma forma transversal. Se vires com atencao, eu tambem nao assisti ao espetaculo. Agora, se quiseres, e para nao ficares muito zangadinha comigo, ele ofereceu-me bilhetes e ha um para ti para assistirmos ao espetaculo na Escocia em Dezembro. Bora la?
Beijinhos minha querida e bom fim de semana.
Maria
De Ginja a 5 de Outubro de 2012 às 20:02
Querida Maria!
Então foste à Alemanha e não dizias nada? :)
Majestoso e grandioso o teu convidado.
E um lanche tão pessoal, serve melhor que qualquer jantar.
Adoro bolo mármore, nunca fiz com cobertura! Já me abriste o apetite e a veia gulosa.
Eu que ando tão certinha... :))
Receita do chefe Silva, com muitos anos e memórias, deliciosa maneira de receber este mês este desafio.
Um beijinho.
( esta semana chegará o meu convidado também, mas é tão difícil escolher...)
De Maria a 5 de Outubro de 2012 às 21:36
E nao e que tenho mesmo umas amiguinhas ciumentas? Queres tambem aproveitar um dos bilhetes de oferta e vir assistir a um espetaculo dele na Escocia em Dezembro? Ja disse a Mane para vir, pois estava tambem cheia de ciumes ;)
Olha, desta vez nao tive duvidas. Tenho muitos favoritos, mas achei que era mesmo este que deveria convidar ate porque, sendo ele conhecido em todo o mundo, tendo espetaculos agendados mensalmente e em varios dias do mes em tantos paises, dando espetaculos com tanta qualidade em que novos, velhos, homens, mulheres, etc, etc, etc apreciam tanto, parece impossivel que nunca tenha sido organizado nenhum ca em Portugal. E muito triste.
E agora a serio; em Dezembro vou ve-lo. Surpresa do fifi que sabia deste meu desejo em, pelo menos uma vez na vida, ir ve-lo actuar. :)))
Beijinhos grandes e bom fim de semana
Maria
De gina a 5 de Outubro de 2012 às 21:40
Querida Amiga Maria.
Que delicia de post e que convidado mais estupendo tiveste a lembrança de convidar. Muitos clap..clap..clap  para este genial músico. Adoro a sua interpretação de Carmina Burana. Conseguiste me fazer viajar contigo sentindo todas as emoções desse encontro ao memos tempo que houvia suas músicas bailando em minha mente.
Querida amiga, que previlégio poder degustar esse chá com um bolo marmore, um dos mais clássicos bolos da nossa culinária. Maravilhoso o bolo e o seu convidado. Bom fim de semana e muitos beijinhos da Gina
De Maria a 7 de Outubro de 2012 às 15:28
Querida amiguinha. Eu soube que irias gostar do meu convidado. E fantastico nao e?
Entretanto deixei um presente para ti no Fb. Espero que gostes.
Beijinos muito grandes
Maria
De gina a 7 de Outubro de 2012 às 20:33
Maria minha querida amiga.
Adorei...adorei....o teu presentão!!!. Nunca é demais ouvir este fantástico músico. O único problema é que aquí em casa estão a brigar comigo...- não paro de ouvir o Video-...dizem que assim vai gastar!!!
Muitos beijinhos de obrigada, você é muito especial!  Gina
De Maria a 9 de Outubro de 2012 às 19:16
Gina, doce amiga,
Como o meu filho me diz, quando me oferece alguma coisa que me encanta:


" So para voce"


Beijinhos grandes
Maria
De Isabel a 6 de Outubro de 2012 às 22:26
Maria, minha querida...


Viajei consigo até à Alemanha numa história enternecedora e tocante !
Parecia que eu estava a ler um livro em que a trama nos cativa e prende de uma forma magnética, em que lemos, lemos, lemos sempre com a enorme vontade de chegar ao fim, ao auge, ao culminar de uma história de forma feliz !
Aí nós sorrimos, ficamos com o pensamento a vaguear nos mistérios que nos enlearam a mente e a Paz apodera-se de nós...


Assim foi com a sua história, linda e tocante, de quem admira e venera profundamente outro alguém pelo talento que nos acorrenta para todo o sempre !


Esta rubrica ficou altamente enriquecida com a sua participação, Maria !
A escolha do convidado foi muito inteligente, invulgar e, eu diria até, ousada ! :-)


Adorei lê-la, foi como folhear um livro que já fez umas quantas e muitas edições pela grande qualidade de conteúdo !


O bolinho ficou magnifico, com cobertura gulosa que me tortura a visão ! :-)


Beijinhos grande para si, amiga




Isabel
De Maria a 7 de Outubro de 2012 às 15:30
Querida e docinha Isabel,
Os teus comentarios sao tao carinhosos que nem palavras me ocorrem para os agradecer. Mas ha coisas que nao se agradecem, nao e? Sentem-se, apenas.
Muito obrigada, de qualquer forma, Isabelinha.
Um beijinho muito grande e bom Domingo.
Maria
De Alice a 8 de Outubro de 2012 às 20:19
Maria, minha querida, que encanto de convidado!
Por aqui, o meu pai é que é o grande fã de André Rieu, tem uma série de álbuns e dvds e acabei por ver e ouvir muito desse senhor à custa dele!
E que privilégio arrancar assim um bilhete e um convite para um chá na Alemanha!! Mas de certeza que ele também se sentiu privilegiado por poder disfrutar da tua companhia tão especial e do teu maravilhoso bolo mármore que está com um aspeto delicioso:)
Foi uma participação brilhante e cheia de doçura:))
Um grande beijinho Maria e boa semana!
De Maria a 11 de Outubro de 2012 às 21:32
Querida Alice. O teu papa e uma pessoa de bom gosto, certamente!
Beijinhos minha querida
Maria
De Pami sami a 10 de Outubro de 2012 às 22:49
Ahhh que espectáculo Maria! Imponente este Senhor! Adorei o medley das óperas, sou fã de música clássica mas não me lembro de ter  'cruzado' com este músico...
Ora um bolinho de mámore calha sempre bem, aposto que ele adorou :)
De Maria a 11 de Outubro de 2012 às 21:33
Ola Pami, ainda bem que te dei a conhecer este grande musico.
Beijinhos
Maria
De Bombom a 11 de Outubro de 2012 às 22:38
 Parabéns por este post excepcional!
Não sei se me deliciei mais com o teu convidado, se com o Bolo Mármore do meu querido Chefe Silva, se com o desenrolar da tua "história".
Não conhecia este músico, mas não admira, pois desde que perdi a audição nunca mais consegui ter acesso à música, já lá vão 5 anos. E a Música era o meu refúgio, o meu anti-stress, a minha Vida. Julgava eu que não poderia viver sem ela...
Fico muito feliz por saber que em Dezembro vais a Glasgow e ao Concerto dele. Parabéns pelos Filhos lindos que tens!
Bjs. Bombom
De Maria a 13 de Outubro de 2012 às 21:20
Obrigada por tudo minha doce amiga.
Um abracinho apertado para ti
Maria
De Nita a 16 de Outubro de 2012 às 13:32
Parabéns Maria! Um monstro da música o teu convidado...e esse bolinho já se comia. beijocas
De Maria a 16 de Outubro de 2012 às 21:55
Nita, que bem adjectivaste o meu convidado. Nao conheco ninguem que nao goste deste grande senhor. Mesmo pessoas que nao o conheciam, renderam-se-lhe completamente.
Muitos beijinhos
Maria

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
16
17
18
20
22
23
25
26
28
29
30
31
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO