Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
16
17
18
20
22
23
25
26
28
29
30
31
Posts mais comentados
05
Out
12

Sao muitos os musicos da minha preferencia.  E o meu estado de espirito, normalmente, que dita o meu musico de eleicao no momento.

Porem, foi este grande senhor que me assolou o pensamento assim que vi o mote do " Convidei para Jantar" deste mes.

Andre Marie Nicolas Leon Rieu, conhecido como o Embaixador das Valsas, com dez milhoes de discos vendidos e uma carreira de sucesso em mais de trinta paises, tinha de ser o meu convidado; custasse o que custasse.

Porem, o facto deste senhor, apesar de ser conhecido em todo o mundo e ter sempre a sua agenda de espetaculos com uma programacao  preenchida por 2 anos, nunca ter vindo actuar em Portugal, tornou-se um obice para os meus planos.

Tentei, mesmo assim. Telefonei para o seu agente que me confirmou os meus temores. Nao poderia aceitar o meu convite pois nao havia programacao de qualquer actuacao em Portugal.  E assim, com o maior dos desalentos, ficou encerrada a conversa.

Ja a noite se tinha instalado, o telefone tocou. Atendi, contrafeita, pois a hora ja nao era de convivios.  O meu semblante iluminou-se! Nada mais, nada menos que o proprio Andre Rieu do outro lado da linha. Havia tomado conhecimento do meu convite, da minha decepcao ao  ve-lo declinado. De facto, nao tinha tempo de se deslocar a Portugal mas, sugeria que fosse ter com ele a Neu Ulm, na Alemanha, onde iria dar um concerto. Nao teria tempo para jantares mas tomaria, com todo um gosto, um cha para acompanhar 2 dedos de conversa.

E claro que nem hesitei. Arranjei um saco a pressa, comprei o bilhete de aviao, on line. O voo seria somente dai a um par de horas. Mesmo contando com a antecedencia obrigatoria das 2 horas para a apresentacao no aeroporto, ainda tinha tempo.

Fui para a cozinha e fiz o unico bolo que achei que deveria acompanhar o cha no encontro ansiado. Um bolo vulgar, que todas as cozinheiras, mesmo que principiantes sabem fazer, mas que foi o primeiro bolo que fiz, o bolo da moda da minha adolescencia: O bolo Marmore. Segui a receita que sempre sigo, do Chefe Silva, e, como era de esperar, saiu um bolo bonito. Acondicionei-o e la me pus a caminho do aeroporto.

O que preparar:

  1. 4 ovos;
  2. 200g de acucar;
  3. 200g de manteiga;
  4. 200g de farinha de trigo peneirada;
  5. 1 colher de cha de fermento em po;
  6. 1 limao;
  7. 200g de chocolate doce em po;
  8. 1 colher de manteiga para a cobertura e manteiga para untar a forma.

Como preparar:

Bater as 4 gemas com os 200g de acucar, juntar 150g de manteiga amolecida e bater ate obter um creme fofo. Seguidamente misturar os 200g de farinha peneirada e, por ultimo, misturar com cuidado as 4 claras batidas em castelo bem firme.

Dividir depois esta massa em 2 partes iguais: numa mistura-se a raspa do vidrado do limao e na outra, mistura-se 100g de chocolate em po ligando-o com muito cuidado.

Untar nem a forma com manteiga e deitar os dois preparados, de chocolate e de limao, em camadas alternadas. Levar depois a cozer em forno pre aquecido a 180 C, durante cerca de 30'. Depois de cozido, deixar arrefecer um pouco e desenformar, colocando-o sobre uma grelha para arrefecer por completo.

Entretanto, para a cobertura, misturar os restantes 50g de manteiga derretida com os restantes 100g de chocolate em po. Levar ao lume ate querer comecar a borbulhar. Cobrir o bolo com este creme

O voo correu dentro da normalidade e, chegada la, tinha um carro a minha espera para me levar aos camarins da sala de espetaculos ondre Andre Rieu iria actuar.

Recebeu-me calorosamente, e apresentou-me a sua linda familia, Marjorie, a mulher, os seus dois filhos Marc e Pierre, e os seus tres netos,  Ivan, Linde e Liek.

Foi-nos servido cha, o bolo foi partido e distribuido e muito elogiado. Entre varias interrupcoes, contou-me ser filho de um musico, ter 5 irmaos, todos musicos, e que aos 5 anos ja tocava violino.

Nasceu em Maastricht, Paises Baixos, e fala com fluencia neerlandes, ingles, frances, alemao, italiano e castelhano. Actualmente frequenta um curso de portugues pois na sua orquestra tem alguns elementos brasileiros. Acha muito dificil as vogais anasaladas, disse-mo, com uma gargalhada franca.

Quando lhe perguntei a razao de nunca ter actaudo em Portugal, respondeu-me com um encolher de ombros. Nunca havia sido contactado nesse sentido.

Senti-me triste por isso.

E pronto, foi chamado. O espectaculo iria comecar. A lotacao estava esgotada, pelo que nao pude assistir ao espetaculo. Mas tive um presente maravilhoso que me ira realizar o sonho de ha muito.

Ao saber a minha ligacao a Glasgow, ofereceu-me bilhetes para assistir ao espetaculo que la ira dar em 7 de Dezembro. Imaginam a minha alegria, do tamanho do mundo.

E, para saborearem a excelencia da actuacao de Andre Rieu, aqui deixo mais um video com uma das cancoes mais belas que conheco.

Enjoy it

E com este convidado, venho participar na 7 edicao do "Convidei para Jantar" desafio lancado pela Anasbageri, cuja anfitria deste mes e a Vera no seu blog Hoje para Jantar com o tema "Idolos Musicais

publicado por Maria às 10:40
De Ameixinha a 18 de Outubro de 2012 às 00:03
Maria, conheço esse senhor há poucos anos mas é impossível resistir à sua actuação. Ele é tão divertido, mesmo como eu gosto das pessoas, e isso toca-nos tanto como a boa música e um bom bolo. Pode até ser vulgar mas é o preferido de muitos e um dos meus bolos de infância :) Beijos
De Maria a 18 de Outubro de 2012 às 21:14
Pois e Ameixinha, alem de ser um grande musico, e muito divertido. Um encanto ver um espetaculo dele. O bolo e vulgar mas, tal como tu, gosto muito e e um dos bolos da minha "meninice".
Beijinhos 
Maria
De mfatima a 4 de Novembro de 2013 às 22:11
Olá oficina das papitas!Andando à procura de publicações sobre André Rieu apareceu-me o seu blog e li um artigo delicioso sobre o Maestro e sobre o quanto ele é uma pessoa simples, a quem o sucesso não subiu à cabeça.
A  este propósito estou a comentar apenas para lhe contar que o Maestro esteve em Portugal, sim ,em 2000 (creio que fins de Maio) onde deu dois concertos que esgotaram o Coliseu dos Recreios
 e onde havia pessoas de vários pontos do país. Foi a 1ª vez que ouvi falar de André Rieu e a s/ orquestra. Embora não sabendo quem era,, mas tocava valsas de Strauss,arrisquei a comprar bilhetes e lá foi a familia toda. Foi uma agradável surpresa e daí para cá, passei a seguir tudo o que lhe diz respeito.
Como já lá vão 13 anos, nem o Maestro já se lembra que cá esteve ....todos os fãs do Maestro em Portugal têm muita pena que o nosso país não conste da agenda do músico. Pode ser que algum dia seja....Até lá apresento-lhe cordiais saudações, neste caso , musicais.
De ALEXANDRE a 20 de Janeiro de 2016 às 00:36
Um correcção
Não consigo recordar o ano mas seguramente a uns 10, ANDRE RIEU actuou no Centro Cultural de Belem.
Foi aí que conheci a orquestra. Já fui a vários países assistir a consertos dele, mas onde o espectáculo tudo transcende, são em Julho em Maastrich

Contador
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
16
17
18
20
22
23
25
26
28
29
30
31
últ. comentários
Ficou lindo, foi a minha inspiração para o almoço ...
Parece impossível a sra classificar como peixe da ...
è um prato da minha infância, de que guardo record...
O que é maca?
Um correcçãoNão consigo recordar o ano mas seguram...
maravilha
maravilha
De facto cavala e sarda não são o mesmo peixe, as ...
Top blogs de receitas
blogs SAPO