Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
19
23
26
28
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
25
Jun
13

 

Nas imediações de Barrancos, em pleno Alentejo, o Parque de Natureza de Noudar com  mil hectares de montado de azinho que incluem dois rios, espécies raras de fauna e flora e até um castelo medieval é o local ideal para quem quer fugir à civilização e conviver com a natureza.

 De todos os lados a terra faísca sob o sol claro e vai coagulando em sucessivas graduações desdo verde seco, ao branco opalino e à cor viva da cal.

A beleza bravia e tão relaxante da risonha e feraz paisagem fazem da Herdade da Coitadinha conhecida pelo Parque de Natureza de Noudar ( nome de marca), um local que  proporciona um prazer quase melancólico a quem a percorre.

 

 

 

 

As infra-estruturas de apoio ao eco turismo convidam-nos a fugir ao boliço do dia a dia podendo optar por visitas autónomas, um fim de semana nas casas do Monte ou da Malta ou mesmo umas férias inesquecíveis.

 

A gastronomia cuidada e tipicamente alentejana com recurso a muitos produtos produzidos na herdade é excelente. Paragem obrigatória, portanto, na sala de refeições.

 

 

 

 

Pode-se adquirir a preços simbólicos muitos produtos de produção PNN, como ervas aromáticas. São excelentes.

Veja uma das ementas e sinta-se tentado.

Saiba mais em http://www.parquenoudar.com/ e parta à aventura. Voltará muitas vezes, tenho a certeza.

 

E foi com uma aromática do PNN que hoje preparei a receita que vos trago. Haverá muitas mais pois fui presenteada pela directora do Parque de Noudar, Drª Bárbara Pinto, com uns deliciosos e lindos pacotinhos de ervas produzidas na herdade. Se estiverem interessados, escrevam para lá pois enviam à cobrança- Vale a pena, acreditem.

 

Vamos então à receita:

Gelado de Menta e Chocolate

O que preparar:

  1. 1 cup de açúcar;
  2. 1/3 cup de água;
  3. 1 colher se sopa de folhas de menta;
  4. 200ml de natas;
  5. 2 claras de ovo;
  6. 50g de chocolate de boa qualidade.

Como preparar:

Deitar o açucar e a água numa caçarola e levar ao lume. Quando começar a ferver contar3 minutos. Apagar o lume e deitar as folhas de menta. Deixar arrefecer por completo. Quando isso acontecer, coar o xarope e reservar. 

Bater as clara em castelo, juntando umas gotas de sumo de limão. Juntar o xarope e mexer com cuipado para não perderem o ar. Bater as natas até ficarem firme. Juntá-las ao creme anterior. Colocar numa máquina de gelados e agir conforme as instrções do fabricante. Partir entretanto, com uma faca, os chocolate em pedaços pequeninos. Juntar ao gelado passados 15 minutos de estar ná máquina de gelados.

Caso não tenha máquina de gelados, levar o preparado ao congelador e, nas primeiras 2 horas, retirar do congelador de 1/2 em 1/2 hora e bater vigorosamente. Juntar os pedaços de chocolate na última intervençao.

Escusado será relatar o resultado. Experimentem. Se precisarem de menta encomendem ao PNN. Terão uma resposta amável e pronta.

Mãos à obra.

tags:
publicado por Maria às 19:32
De Élia Magro a 25 de Junho de 2013 às 20:39
Este não me escapa, vou fazer com toda a certeza
Um grande beijinho
De Mena Lopes a 25 de Junho de 2013 às 20:39
A mestra dos gelados! É assim que te vou chamar daqui em diante!!
Mas antes deixa-me agradecer a partilha que fizeste sobre este parque que me deixou a suspirar!! As fotografias são encantadoras e deixam qualquer alminha como eu a sonhar!!! E se houve coisa que me chamou à atençao foram os saquinhos das ervas aromáticas!!
Agora, o teu gelado!!!
Deve ser parecido a um after eight nao é? Aiii... Assim nao há condiçoes!!
Mais um pra eu apontar!
Beijinhos,
Mena e pintainhos.
De Margarida Abreu a 25 de Junho de 2013 às 20:48
Maria minha querida... acho que ja te estou a seguir... ja deves aparecer no meu blog.. eheheheh vamos ver!!!


Menina, antes de mais vou-te dizer que fiquei completamente rendida a esse belo recanto do alentejo, o nosso lindo e belo alentejo... Adorei, as fotos estao simplesmente fabulosas e da vontade de sairmos ja a correr e descobrir as coisas linda sque existem neste lindo país...


Depois esse gelado... bom esse gelado esta de babar completamente... que maravilha e entao com o maravilhoso sabor da mente... pronto.... lá se vai a dieta... brincadeirinha claro!!! F
De Margarida Abreu a 25 de Junho de 2013 às 20:50
Continuaçao do post anterior... Image ficou com um aspeto simplesmente fantastico estou para aqui a Image 


Image beijocas


Margarida
De Leonor Cerveira a 25 de Junho de 2013 às 23:13
Olá...
Com este calor é o que apetece sem dúvida nenhuma :)... Adorei o aspecto e vou tirar para mim :P.... 
Beijocas
Leonor


http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/ (http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/)
De Bombom a 26 de Junho de 2013 às 00:04
Ah, o nosso Alentejo!...Vim há dois dias de Évora, de coração cheio de saudades do filho e nora...
E vou-te confessar: só não conheço Serpa e Barrancos. E com a tua descrição de um local tão aprazível e simpático onde ficar, já não há desculpa para não ir. Obrigada por este passeio virtual que nos proporcionaste, onde não faltam os aromas e sabores tradicionais alentejanos. Adorei!
E quanto ao gelado, lá vai mais um para a lista dos próximos, para dar que fazer à máquina nova!
Com este calor é só o que apetece!
Um beijinho da Bombom
De Isabel a 26 de Junho de 2013 às 10:51
Querida Maria,

Foste uma excelente anfitriã de uma herdade que me parece um local magnifico !
Tenho ido, por vezes, passar fins de semana a herdades assim no Alentejo, e cada uma melhor que outra... adoramos sempre, pelo local e gastronomia tradicionais ! :)

O teu gelado está fantástico, agora que o Verão pede coisas fresquinhas, esse geladinho vem mesmo a calhar.

Beijinhos grandes e obrigada pelo teu carinho ! :)

 
De Doces em Casa a 26 de Junho de 2013 às 10:53
Tenho a certeza que esta receita será deliciosa, deliciosa como a última que provei do frozen yogurt.


Será, portanto, algo para experimentar, assim que puder, até porque há muito tenho vontade de fazer um gelado destes em casa, pois que adoro a combinação de menta e chocolate.


Beijinho,
Aida
De Ginja a 26 de Junho de 2013 às 12:08
Olá Maria!
Apetece partir à aventura e relaxar nesse Alentejo :)
Que saudades de dias de descanso em zonas por descobrir!
E o teu geladinho, que coisa boa!!! Adoro menta e chocolate juntos.
Que alegria para as papilas :)
Um beijinho.
De Um toque de canela a 26 de Junho de 2013 às 14:45
Olá!
Ainda hoje tentei fazer este gelado mas não me correu muito bem... não ficou com grande sabor a menta... tenho que experimentar esta sua versão! Depois digo como correu!
Beijinhos
Paula
De Maria a 26 de Junho de 2013 às 19:22
Olá Paula. Se calhar poderá também ter a ver com as folhas de menta utilizada. Aconselho vivamente as de Noudar.
Beijinho
Maria

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
19
23
26
28
30
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO