Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
19
23
26
28
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
27
Jun
13
Limoncello é um licor de limão, produzido originalmente no sul de Itália. Como licor que é, é feito à base de alcool, açúcar e limão. Tem várias aplicações principalmente em doces e gelados que, brevemente aqui trarei. É delicioso quando bebido bem fresco, principalmente nestes dias quentes. Há à venda este licor, produzido de uma forma industrial. Este que trago é caseiro e não se compara com os de compra. A receita fui buscá-la ao meu actual livro de culinária favorito ,da Tessa Kiros.
Este post é, portanto, o ponto de partida para algumas sugestões que trarei aqui com utilização de limoncello.
O que preparar:
  1. 4 limões biológicos, de preferência;
  2. 2 cup de álcool puro a 96 ou 98% ou, aguardente caseira ( foi o que usei);
  3. 2,5 cup de açúcar.

1 cup - 250 ml

 

Como preparar:

Lavar bem os limões. Com um cortador de legumes cortar algumas tiras da casca dos limões tendo o cuidado de não cortar com a parte branca ( origina um licor amargo). Colocar as carcas num pote largo, verter em cima o alcool ou aguardente e deixar marcerar durante uma semana com o frasco tapado. Ao fim deste tempo, colocar o açúcar num tacho e verter a mesma quantidade de água, ou seja, 2,5 cup. Mexer para dissolver e levar ao lume e, quando levantar fervura, contar exactamente 10 minutos. Retirar do lume. Retirar as cascas de limão que estiveram a marcerar na aguardente e, com cuidado, verter sobre este a calda de açúcar quente.  Nesta faze aconselho a abriri janelas pois o cheiro a aguardente espalha-se pela casa, acreditem. Deixar arrefecer a calda, tapar o pote e deixar neste estado mais 15 dias. Ao fim deste tempo, pode ser utilizado podendo continuar armazenado no pote onde foi feito ou em garrafas. Optei por fazer metade da quantidade da receita original sendo que, metade da receita rendeu cerca de 1l de licor.

Resta ainda agradecer a uma querida amiga, a Élia Magro que me enviou uma excelente aguardente caseira. Sem a sua ajuda, este licor não teria ficado tão saboroso.

Mãos à obra.

tags:
publicado por Maria às 19:10
De Mena Lopes a 27 de Junho de 2013 às 22:23
Lembro me de fazer licor uma vez na escola!!!
E tb usamos alcool. Mas com a aguardente, tem que ficar melhor!!
Por aqui nao imaginas a diversidade de licores que se podem encontrar, mas tudo tem o seu preço!
E eu vou por este a fazer antes de ir de ferias!! Fica a macerar e quando regresse está pronto para a segunda fase!!!
:) Ja terei para usar nos bundt's!
Um beijinho grande,
Mena e pintainhos.
De Bombom a 27 de Junho de 2013 às 22:45
Limmoncello! Uma delícia! Fiz há algum tempo, uma dose com aguardente caseira e outra com vodka, mais à italiana. Queria ver a diferença e no final gostei das duas mas o Limmoncello com vodka é mais neutro; o feito com aguardente  mantém o seu forte aroma. Para usar nos doces, bolos e outras iguarias, são ambos bons. Por isso, fico a aguardar as tuas próximas receitas pois eu só tenho uma de bolachas (he,he). Tudo de bom por aí! Eu já estou de novo na aldeia  depois de ter dado um salto a Lisboa. Bjs. Bombom
De Lena Santos a 27 de Junho de 2013 às 22:55
Olá Maria
Adorei esta receita e vou já faze-la, o ano passado também fiz limoncello mas levou casca de 25 limões, imaginas o tempo que levo a arranjar tanta casac, esta receita é bem mais simples
Beijokas
De Susana a 27 de Junho de 2013 às 23:11
Ah Maria, como adoro limoncello!!! Acabei de gastar a aguardente que cá tinha na ginjinha, mas se arranjar mais já sei o que fazer... obrigada!!! Beijo!
De Marta Cunha a 28 de Junho de 2013 às 09:19
Olá Maria,

Obrigada pela partilha. Acho que vou experimentar. Já fiz licor de morango este ano e ficou muito bom. Limoncello caseiro vai-me agradar certamente.
Beijinhos
De Margarida Abreu a 28 de Junho de 2013 às 10:13
Ola minha linda MariaImage


Adoro limoncelo, e tb tenho em casa para acabar de fazer... depois de ver o teu ate ficquei com mais vontade do tempo passar bem depressa eheheheh!!


Ficou com uma cor linda mesmo!!!


Beijocas


Margarida
De lia a 28 de Junho de 2013 às 19:09
Que delícia amiga.
Adoro limoncello mas tenho ainda não fiz o caseiro. Tenho ali uma garrafa do de compra e é o que uso, mas quando acabar, vou experimentar esta receita.
Beijocas querida,
Lia.
De Isabel a 1 de Julho de 2013 às 11:39
Querida,

Adorei, simplesmente adorei este teu licor, vou ter de a experimentar, por isso levo a receita ! :)

Beijinhos grandes **

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
19
23
26
28
30
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO