Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
18
20
22
23
25
27
28
29
30
31
Posts mais comentados
24
Jul
13
A ameixa, apesar de ser da família da cereja e do pêssego ( as suas ávores), é um parente pobre daqueles dois  pois não é tão ansiada nem elogiada por tantos de nós. Pessoalmente, se vejo os três frutos lado a lado, vou primeiro para as cerejas, em segundo lugar para os pêssegos e só por fim para as ameixas. E, quando como uma ameixa, doce e sumarenta interrogo-me porque a preteri perante as outras duas frutas. E nessa altura acho que fui injusta para tão delicioso fruto.
Para compensar tamanha e infundada injustiça, decidi fazer dela rainha. E, para esse efeito, nada melhor que fazer um geladinho de Ameixa Preta. Ficou nas lista dos favoritas cá por casa.
O que preparar:
  1. 5 a 6 ameixas grandes e maduras;
  2. 50ml de água;
  3. 2 + 3 + 3 colheres de sopa de açúcar;
  4. 200ml de natas para bater;
  5. 3 claras de ovo;
  6. algumas gotas de sumo de limão.
Como preparar:
Descaroçar as ameixas e colocá-las num tacho juntamente com 2 colheres de sopa de açúcar. Levar ao lume juntamente com a água. Deixar ferver lentamente até as ameixas se desfazerem completamente ficando um doce ligeiro ( nem muito líquido nem muito consistente). Esta operação demora cerca de 10 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente.
Misturar 3 colheres de sopa de açúcar nas claras e batê-las até ficarem em castelo. Misturar o doce de ameixa com cuidado para as claras não perderem o ar. Bater as natas juntamente com as restantes 3 colheres de sopa de açúcar juntando algumas gotas de sumo de limão. Quando montarem juntá-las ao preparado de doce de ameixa e claras. Deitar a mistura na máquina de gelados e proceder seguindo as instruções do fabricante. Na minha máquina deixo cerca de 30 minutos até atingir o ponto desejado.
Colocar no congelador até servir.
Em alternativa à máquina de gelados, pode colocar directamente no congelador tendo o cuidado de, nas primeiras 2 horas mexer energicamente com um garfo de 1/2 em 1/2 hora. Porém, a adição das claras em castelo evitam a formação de cristais de gelo.
Mãos à obra.

 

 

 

tags: ,
publicado por Maria às 18:35
De Ameixinha a 24 de Julho de 2013 às 19:08
Bem, eu sou uma Ameixinha portanto este é um dos meus frutos favoritos :) Este gelado tem uma cor vibrante, deve ficar delicioso!
De Doces em Casa a 24 de Julho de 2013 às 19:20
Engraçado, penso tal como tu que se me puserem à frente cerejas, pêssegos e ameixas, os como exactamente por esta ordem.
A ameixa é, de facto, um fruto um pouco ostracizado! E agora que penso tenho pena, pois com tanta fruta cá em casa, umas ameixas que nos trouxeram acabaram por apodrecer e ir para as galinhas! Que pena...este gelado tem muito bom aspecto e uma cor linda linda!


Beijinho minha querida Maria,


Aida
De Paulo Herculano a 24 de Julho de 2013 às 22:12
Olha geladinho de Ameixa, hummmm que delicioso :) aspeto divinalllll.


Ass. o Traquinas :)
De Isabel Figueiredo Patrício a 25 de Julho de 2013 às 00:31
Olá Maria, 
eu gosto de qualquer desses frutos :) mas se o teu geladinho estivesse aqui ao meu lado, nem imaginas as tacinhas que eu devorava :)
Só a cor dele já me deixa com vontade de ir fazer um igual
Bjns
Isabel
De Isabel a 25 de Julho de 2013 às 12:46
Olá amiga,

Tal como tu, para mim a ameixa vem em último relativamente ao pódium onde desfilam esses 3 frutos !
Não que não goste, mas prefiro os outros sim !
Seja como for, este teu gelado tem uma cor fabulosa e um aspecto irresistível, comeria sem reservas !

Beijinhos grandes*

Isabel


www.blogdochocolate.com 


http:\\brisa-maritima.blogspot.pt   
De Mena Lopes a 25 de Julho de 2013 às 17:30
Cerejas, pessegos e ameixas! Para mim são das minhas preferidas!! 
E as ameixas, assim como tu dizes... Madurinhas deixam a desejar muito mais!
Agora em geladinho é que nunca me tinha passado pela cabeça!
Mas como tu és a crack, é mais um para anotar!!
E nem sequer ponho em duvida a cremosidade desta maravilha!!
Ai que vontade de meter a colher!!
Beijinhos
De Margarida Abreu a 25 de Julho de 2013 às 19:41
Hummm Maria... ora aqui está uma fruta que eu ainda nao coloquei a congelar, mas depois de ver este teu gelado vou pedir ao maridao para me ir apanhar umas á quinta para por junto com a outra fruta... ficou com uma cor explendida, e o sabor so pode mesmo ser delicioso..  vou fazer... ahhh pois vou!!!


Beijocas minha querida!!


Margarida
De gina a 25 de Julho de 2013 às 20:20
Querida Amiga Maria.
Saudades!!!
Quando vejo estes teus sorvetes tão gostosos e de cores tão lindas, fico encantada e só pensando em fazê-los tão logo o tempo nos permita, pois aqui estamos mais para caldos fumegantes, está muito frio como não fazia a muito tempo.
Vou guardar a receita com carinho e fazê-la mais tarde. Também concordo contigo quanta à classificação da ameixa, gosto mas não é a minha preferida.
Beijinhos saudosos para todos.
De Márcia a 28 de Julho de 2013 às 13:03
Olá Maria: nunca tinha pensado nisso até tu aqui escreveres,mas realmente eu seguiria,na íntegra, a ordem que escolheste para as frutas e não, não é justo para a ameixa, que é uma fruta de que gosto tanto.O teu gelado ficou com uma cor fantástica e vou experimentar esta delícia,uma vez que tenho várias ameixas ( meio desprezadas) lá na fruteira.
Bjn
Márcia
De Bombom a 30 de Julho de 2013 às 17:27
É engraçado ver confirmado que afinal os gostos da maioria, são muito semelhantes!
Eu tenho um carinho especial pelas Ameixas Amarelas das 2 grandes árvores que havia no quintal da minha infância, mas faria a mesma escolha que tu. Acho que devíamos dar mais apreço às Ameixas por serem um remédio natural contra a obstipação (prisão de ventre). Tanto frescas como em compota ou secas, em passa. Em Gelado também nunca me tinha ocorrido, mas levo já a receita. Obrigada, Maria. Bjs. Bombom

Contador
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
18
20
22
23
25
27
28
29
30
31
últ. comentários
Ficou lindo, foi a minha inspiração para o almoço ...
Parece impossível a sra classificar como peixe da ...
è um prato da minha infância, de que guardo record...
O que é maca?
Um correcçãoNão consigo recordar o ano mas seguram...
maravilha
maravilha
De facto cavala e sarda não são o mesmo peixe, as ...
Top blogs de receitas
blogs SAPO