Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Posts mais comentados
06
Jun
14
Parece que agora o meu blog anda movido a desafios. Tentarei daqui para a frente ser mais assídua nas publicações pois tenhos algumas coisas simpáticas para partilhar convosco.
Porém, como já é novamente sexta feira, e passados que foram quinze dias do último desafio do grupo Dorie às Sextas em que, apesar de ter feito a receita sugerida, não a publiquei aqui, venho partilhar um doce maravilhoso e que arrancou rasgados elogios cá por casa. Foi pensado para bolo de aniversário do meu filho, e por ser diferente dos bolos comuns de aniversário, pois não é bolo, surpreendeu pela positiva os convivas.
Parece muito complicado para quem lê a receita transversalmente dando vontade de po-la de lado; eu sei e foi isso que me aconteceu, também.
Mas dediquem-se a ler atentamente e verão que é muito,muito fácil. O único senão é o tempo de espera enquanto gela cada camada mas não é preciso ficarmos sentadas à espera. Simplesmente, de vez em quando, vamos "entornar" uma camada e voltar a colocar no congelador. Façam, pois garanto-vos que não se arrependerão.
A receita original e traduzida pela Susana foi copiada na íntegra. Naõ fiz alterações, excepto em não ter misturado as framboesas na totalidade do gelado, ie, usei metade da quantidade de framboesas recomendadas em metade do gelado de baunilha. A outra metade do gelado usei-o simples, somente com sabor a baunilha. Daí aparecer na foto uma camada de gelado cor de framboesa e a outra camada creme, cor de gelado de baunilha. Isto para além das camadas de chocolate, claro.
Por precaução, forrei o fundo amovível da forma com película aderente, para desenformar mais facilmente.
O que preparar:

200 g. de manteiga sem sal, cortada em pedaços
255 g. de chocolate amargo, cortado grosseiramente
1/2 chávena de açúcar
8 ovos grandes
285 gramas de framboesas congeladas em xarope, descongeladas - usei metade que misturei em metade da quantidade de gelado.
1 colher de sopa de licor de framboesa (opcional)- não usei
1 litro de gelado de baunilha
560 gramas de framboesas frescas, para decorar (opcional)

 

 

Como preparar:

 

Untar com óleo (ou óleo em spray) uma forma redonda, de mola, com entre 20 e 22 cm de diâmetro. Em banho-maria (em cima de um tacho com água a fervinhar), numa tigela resistente ao calor, derreter lentamente o chocolate e a manteiga, mexendo ocasionalmente. Ter cuidado para não aquecer demasiado a mistura, de modo a que o chocolate e a manteiga não se separem. Transferir a taça para o balcão, misturar o açúcar e deixar arrefecer durante cinco minutos. Incorporar os ovos na mistura de chocolate, um de cada vez, mexendo bem entre cada adição. Bater com a tigela no balcão de modo a tirar as bolhas da ganache e deitar 1/3 da mistura na forma. Congelar durante 30 minutos. Cobrir a restante ganache com película e manter no balcão.

Quando a primeira camada de ganache estiver sólida, começar a fazer o gelado. Triturar as framboesas até ficarem em puré (num processador de alimentos), juntar o licor (se for o caso) e pulsar até estar incorporado. Adicionar aos poucos o gelado, pulsando até incorporar o puré mas evitando fazê-lo durante demasiado tempo para não derreter o gelado. Deitar metade do gelado sobre a ganache, levando a forma novamente ao congelador durante pelo menos quinze minutos. Colocar o restante gelado numa tigela, cobrir com película e levar ao congelador. Não lavar já o processador, poderá ser necessário para amolecer o gelado, um pouco mais à frente.

Quando a camada de gelado tiver solidificado, cobrir com metade da restante ganache, levando a forma ao congelador por mais 30 minutos. Para a próxima camada de gelado, poderá ser necessário batê-lo com uma colher de pau ou, caso esteja muito sólido, levá-lo ao processador de alimentos, pulsando durante uns segundos. Deitar a camada seguinte de gelado sobre a ganache, levando ao congelador durante pelo menos quinze minutos. Terminar com a restante ganache sobre o gelado. Abanar a forma e alisar, se necessário. cobrir com a película, tendo o cuidado de não a deixar tocar no chocolate, levando ao congelador durante pelo menos seis horas.

Cerca de 30 minutos - ou até três horas - antes de servir, desenformar o bolo (aquecer os lados da forma com um secador de cabelo ou embrulhar a forma num pano de cozinha, molhado com água quente durante 10 segundos). Após desenformar, levar ao congelador durante mais 30 minutos para solidificar os lados. Imediatamente antes de servir, decorar o topo do bolo com as framboesas (opcional). Aquecer rapidamente o topo do chocolate com o secador de modo a que as framboesas adiram ao serem colocadas ou passar com uma faca aquecida em água quente na superfície do bolo. Servir.

 

Algumas sugestões alternativas: servir com natas batidas, molho de chocolate ou coulis de framboesa. Usar outros sabores de gelado, por exemplo, baunilha, baunilha com pepitas de chocolate, baunilha com fudge, café, morango (decorando com morangos frescos)... ou qualquer outra combinação que gostem!!!
Mãos à obra

publicado por Maria às 08:00
De Carla a 6 de Junho de 2014 às 14:15
Uma delicia. Estes 2 fins-de-semana t~em sido muito preenchidos por isso não vou fazer a receita, o que é uma pena porque estava em pulgas, mas terei oportunidade de a fazer e repetir durante o Verão.
Beijinhos
De Susana a 6 de Junho de 2014 às 14:52
Olá Maria! É mesmo bom ter-te de volta, mesmo que só nos desafios... adorei a ideia dos dois gelados! Um grande beijinho!!!
De Márcia a 6 de Junho de 2014 às 18:47
Olá Maria: estive a ler com atenção a receita e realmente não é tão complicada como a princípio supus. Confesso que foi o facto de parecer muito complicada que me demoveu de a fazer, mas já fica guardada para experimentar mais tarde ( quando o meu filho vier de férias, por exemplo). Adorei o teu gelado. Ficou lindo e gostei imenso da baunilha intercalada com as outras cores.
Bjn
Márcia
De Adriana a 8 de Junho de 2014 às 23:38
Está lindo!
De fazer água na boca...

Contador
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
últ. comentários
Ficou lindo, foi a minha inspiração para o almoço ...
Parece impossível a sra classificar como peixe da ...
è um prato da minha infância, de que guardo record...
O que é maca?
Um correcçãoNão consigo recordar o ano mas seguram...
maravilha
maravilha
De facto cavala e sarda não são o mesmo peixe, as ...
Top blogs de receitas
blogs SAPO