Enquanto ando a magicar que receitas hei-de confeccionar para ajudar a Maria (desafio lançado num dos blogues que muito aprecio “Tertúlia dos Sabores”), vou fazendo umas papitas que não servem à Maria, mas que vocês podem experimentar.
Este arroz é delicioso e para os meninos preguiçosos ou com pouco tempo, adequa-se às mil maravilhas pois rende para várias refeições.
O que preparar:
1. ½ frango;
2. 350g de carne de vaca para cozer ( serve carne de porco);
3. 1 chouriço de carne;
4. 1 morcela;
5. 2 cenouras;
6. 1 nabo;
7. ¼ de couve lombardo ou 1 couve portuguesa pequena;
8. 200g de feijão verde;
9. 0,5 dl de azeite;
10. 1 cebola;
11. 1 dente de alho;
12. 1 folha de louro;
13. 3 cravinhos;
14. 1 cubo de caldo de galinha;
15. 2,5 chávenas de arroz
16. Sal a gosto;
17. 1 ovo.
Como preparar:
Numa panela com água suficiente temperada com sal e com o cubo de caldo de galinha, cozer a carne, o frango e os enchidos. À medida que as carnes forem cozendo, tirá-las e cozer nesse caldo os legumes. Se houver necessidade, acrescentar um pouco de água.
Num tacho, refogar a cebola, o alho picado e a folha de louro no azeite. Quando a cebola estiver lourinha, juntar o arroz e deixar fritar cerca de 3” mexendo ocasionalmente.
Ao fim deste tempo, juntar o caldo de cozedura das carnes e legumes, numa quantidade proporcional ao dobro do arroz ( neste caso, 5 chávenas). Deixar ferver ao arroz cerca de 3”, mexer e baixar o lume deixando cozer 10”.
No fundo de um tabuleiro de forno, colocar cerca de metade do arroz, por cima deste espalhar as carnes desfiadas e os enchidos partidos em rodelas. Por cima espalhar os legumes partidos e, finalmente, terminar com uma camada de arroz.
Enfeitar com umas rodelas de chouriço e pincelar com o ovo batido.
Levar ao forno a alourar.
Mãos à obra.