Que me perdoem as pessoas defensoras da comida saudável, pois eu prevarico. Faço-o até mais vezes do que as desejadas mas adoro comida regional portuguesa e cá em casa ainda somos todos saudáveis e magrinhos.
Assim, ainda me posso ir dando ao luxo de provar e dar a provar iguarias como esta. Senão, vejam:
O que preparar:
- 1 lombinho de porco;
- 1 chouriço de sangue alentejano;
- 200g de toucinho ou bacon gordo;
- 300g de pão alentejano;
- 50g de banha;
- 3 dentes de alho;
- 2 folhas de loureiro;
- 1,5 colher de sopa de pimentão doce;
- 1,5dl de vinho branco;
- Sal e pimenta a gosto.
Como preparar:
Partir o lombinho de porco em pedaços por forma a que dê 3 peças para cada comensal. Partir em fatias o toucinho mas deixando as fatias pegadas pelo courato. Colocar numa taça o toucinho e a carne de porco, temperar com o vinho branco, sal, pimenta, pimentão, folhas de loureiro partidas em bocadinhos e os alhos esmagados. Deixar nesta marinada 24 horas.
Quando for para cozinhar, demolhar o pão alentejano em água e deixar assim para ensopar.
Numa frigideira deitar a banha, deixar derreter e fritar nela as fatias de toucinho, nesta altura já separadas pelo courato. Deixar fritar bem e retirar para uma travessa.
Na mesma gordura, fritar a carne e quando estiver pronta, retirá-la para uma travessa e fritar, ainda na mesma gordura, o chouriço em rodelas. Retirar para uma travessa, depois de frito.
Espremer bem o pão e deitá-lo sempre na mesma frigideira, sempre na mesma gordura. Ir mexendo com uma colher de pau para não pegar e ir regando com a marinada da carne. Quando o pão estiver desfeito e tiver tomado cor, deitá-lo numa travessa de ir ao forno. Por cima dispor as carnes e levar ao forno cerca de 10’.
Bem sei que a foto ficou horrenda e nada convidativa. Porém, peço que desta vez não comam só com os olhos pois esta comida é digna de mesa de rei. Acreditem.
Mãos à obra.