Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
14
Fev
12

 

 

 

 

 

 

Que me perdoem os entusiastas, mas abomino festas importadas. Não lhes acho graça nenhuma pois não pertencem à nossa cultura, aos nossos costumes e tradições. É certo que são muito lucrativas para o comércio mas, se formos relativizar, deixamos de ter contactos com a nossa identidade. E depois disso, o que nos resta?

 

Isto de se celebrar o dia dos namorados como um dia especial, para mim não faz qualquer sentido. Até porque se olharmos para a postura dos jovens, actualmente, que se descartam de um/a namorado/a com a mesma facilidade com que arranjam novo/a , deparamo-nos a vê-los festejar este dia com um namorado/a diferente todos os anos. Absurdo...

 

O dia dos namorados deveria ter a velha máxima que o Natal tem: dias dos namorados é quando um homem/mulher quiser.

 

Numa relação a dois tem de haver dedicação, partilha, respeito, paciência (muita, por vezes) e abdicação. Se não houverem estas coisas, não há dia de namorados que faça sentido; se houverem, então, todos os dias poderão ser" o dia dos namorados".

 

Porém, apesar desta minha postura acerca do dia 14 de Fevereiro e o que é inerente às celebrações recentemente instaladas no nosso país, esta data sempre foi importante para mim.

 

No dia 14 de Fevereiro há cento e alguns anos atrás, nasceu a minha avó materna, a vovó velhinha, como os meus filhos a chamavam.

 

Era uma mulher muito doce, com histórias maravilhosas, umas reais outras, talvez, um pouco fantasiosas, mas que acompanharam e encantaram a minha infância e adolescência.

 

Vida sofrida foi a sua, criando 4 filhos desde tenra idade, sózinha,, não deixando que faltassem as coisas básicas do comer e vestir, porque não tinha mais ninguém no Continente.A sua terra era longe e não queria para lá voltar. Tinha vindo atrás do que foi o único homem na sua vida, marido e pai dos seus filhos. Aqui, encontrou o seu desprezo e traição  e no cais do regresso esperava-a a vergonha e incriminações.

Nunca a conheci com raivas e as suas faltas, não as mencionava. 

Recordo-me de, muitas vezes, quando não tinha aulas, trocar o convívio com os meus colegas por tardes passadas com a minha avó. E fazia-o de bom grado. Apanhava o autocarro para casa dela  ansiosa por ouvir os relatos das suas histórias de vida. Umas novas, outras repetidas que me levavam a tempos, personagens e terras distantes. Tinha sempre uma expressão apropriada para cada situação e, nunca me deixava vir embora sem comer a sua maravilhosa sopa de feijão, como só ela a sabia fazer. A minha avó foi das pessoas que valeu a pena ter vivido para conhecer.

 

 

Morreu no virar do século, sem um queixume, sem um ai. Sabia que ia partir e despediu-se dos mais queridos. Despediu-se de mim com um sorriso e com um até sempre.

Com uma carga emocional muito grande, e com os olhos marejados de lágrimas, a si, minha avó, vovó velhinha dos meus filhos, dedico este meu dia,este meu texto,  este meu bolo e os meus pensamentos mais ternos.

 

Feliz aniversário, onde quer que esteja. Eu sei que está no Céu.{#emotions_dlg.redflower}

 

 

BOLO DE CHOCOLATE:

O que preparar:

  1. 200g de chocolate 70% cacau;
  2. 125g de manteiga;
  3. 8 ovos;
  4. 7 colheres de sopa de açúcar + 5 colheres de sopa de açúcar;
  5. Raspa de uma laranja;
  6. ½ cálice de Cointreau ou outro licor de laranja qualquer.

Como preparar:

Derreter o chocolate juntamente com 3 colheres de sopa de água. Quando estiver derretido e ainda quente, juntar a manteiga mexendo até derreter. Se for necessário, fazer esta operação em cima do lume brando. Reservar.

Bater 4 claras em castelo indo acrescentando aos poucos 7 colheres de sopa de açúcar enquanto batem. Reservar.

Juntar as  4 gemas com os 4 ovos inteiros restantes, mexer bem com uma vara de arames e juntar o Cointreau  e a raspa de laranja. Mexer bem e juntar o chocolate. Depois de bem misturado, adicionar as claras em castelo, mexendo suavemente até estarem incorporadas.

Forrar somente o fundo de uma forma de aro, com papel vegetal.

Verter a massa para a forma e levar ao forno pré aquecido a 180ºC durante 40’.

Retirar do forno ao fim deste tempo e deixar arrefecer na forma. Como este bolo não tem farinha, é natural que abata um pouquinho mas não é um problema. É mesmo assim.

GELATINA:

O que preparar:

  1. 4 dl de sumo de clementina oularanja;
  2. 1 dl de água;
  3. 3colheres de açúcar ou 50ml de Maple Syrup;
  4. 1 pacotinho de pó de gelatina incolor sem sabor.

Como preparar:

Partir as clementinas /laranjas ao meio mas ao alto.

Num espremedor de citrinos, espremer o sumo de clementinas ou laranjas, até perfazer a quantidade de sumo desejada. Aproveitar as cascas e retirar-lhes com uma colher, os restos que ficaram no interior.

Levar ao lume 1 dl de sumo da clementina/laranja bem como 1 dl de água, juntamente com o açúcar. Misturar o pó de gelatina no restante sumo que deve estar frio. Quando a mistura de água e sumo ferver, vertê-la para o sumo misturado com o pó de gelatina e misturar bem. Coar este sumo.

Verter com cuidado para as “conchinhas de clementina” e levar ao frigorífico durante pelo menos 3 horas.

Quando a gelatina estiver firme, partir ao meio, com uma faquinha afiada, as metades das tangerinas de molde a ficarem em gomos como os da foto, levar novamente ao frio e ir usando conforme se precisa.

 

Mãos à obra.

 

O bolo foi ligeiramente inspirado numa receita do livro "Classic Home Desserts". A receita da gelatina foi inspairada numa receita de Natal do Jamie Oliver. A ideia tão engraçada de colocar a gelatina em cascas de citrinos foi tirada daqui.

 

E porque, coincidentemente, no dia em que preparo este post, a Laranjinha do  lançou um desafio para celebrar o 6º aniversário do seu maravilhoso blog sendo o tema predominante nas receitas concorrentes, a laranja,( vejam aqui) decidi que é com esta que participo em tão simpática iniciativa. 

 

 

publicado por Maria às 08:00
De Maria a 16 de Fevereiro de 2012 às 20:23
Gina, eu é que agradeço por você ser uma pessoa tão maravilhosa. Obrigada pelo elogio.Gostei muito.
Um beijo da Maria

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO