Este prato que hoje trago é muito agradável, e isso percebe-se, imediatamente, pelos ingredientes constituintes. Foi feita com base numa receita publicada pelo Chef José Avillez e portanto, soube de antemão, que o sucesso seria garantido. E foi, de facto.
O que preparar:
- 4 tranches de pescada;
- 400g de amêijoas;
- Um molhinho de poejos;
- Um molhinho de coentros;
- 4 fatias de pão alentejano;
- 2 dentes de alho laminados;
- 0,5 dl de vinho branco;
- Azeite, sal e flor de sal a gosto.
Como preparar:
Lavar bem as amêijoas em várias águas. Deixá-las de molho em água temperada com sal ( 20g /litro), de véspera ou, no mínimo, durante 2 horas.
Numa caçarola grande, levar ao lume o azeite e os dentes de alho laminados. Acrescentar as amêijoas, mexer um pouco e refrescar com o vinho branco. Deixar evaporar o vinho e tapar a caçarola, sacudindo-a ocasionalmente, até as amêijoas abrirem todas.
Retirar as amêijoas da caçarola e acrescentar ao líquido que se formou, um pouco de água. Corrigir os temperos com sal e acrescentar as tranches de pescada. Deixar cozinhar lentamente em lume brando com o tacho tapado. Quando estiver quase pronto, acrescentar os poejos e os coentros, picados grosseiramente, assim como as amêijoas.
Colocar uma fatia de pãp alentejano em cada prato e servir a pescada com as amêijoas por cima do pão. Regar com o caldo. Finalizar com um pouco de flor de sal sobre as tranches de pescada e servir de imediato.
Mãos à obra.