Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
06
Mar
12

Este prato que hoje trago é muito agradável, e isso percebe-se, imediatamente, pelos ingredientes constituintes. Foi feita com base numa receita publicada pelo Chef José Avillez e portanto, soube de antemão, que o sucesso seria garantido. E foi, de facto.

 

O que preparar:

 

  1. 4 tranches de pescada;
  2. 400g de amêijoas;
  3. Um molhinho de poejos;
  4. Um molhinho de coentros;
  5. 4 fatias de pão alentejano;
  6. 2 dentes de alho laminados;
  7. 0,5 dl de vinho branco;
  8. Azeite, sal e flor de sal a gosto.

 

Como preparar:

 

Lavar bem as amêijoas em várias águas. Deixá-las de molho em água temperada com sal ( 20g /litro), de véspera ou, no mínimo, durante 2 horas.

 

Numa caçarola grande, levar ao lume o azeite e os dentes de alho laminados. Acrescentar as amêijoas, mexer um pouco e refrescar com o vinho branco. Deixar evaporar o vinho e tapar a caçarola, sacudindo-a ocasionalmente, até as amêijoas abrirem todas.

 

Retirar as amêijoas da caçarola e acrescentar ao líquido que se formou, um pouco de água. Corrigir os temperos com sal e acrescentar as tranches de pescada. Deixar cozinhar lentamente em lume brando com o tacho tapado. Quando estiver quase pronto, acrescentar os poejos e os coentros, picados grosseiramente, assim como as amêijoas.

 

Colocar uma fatia de pãp alentejano em cada prato e servir a pescada com as amêijoas por cima do pão. Regar com o caldo. Finalizar com um pouco de flor de sal sobre as tranches de pescada e servir de imediato.

 

Mãos à obra.

 

publicado por Maria às 08:00
De Helena a 8 de Março de 2012 às 00:46
Maria
Não é dificil porque aqui também há muita coisa boa por descobrir. E como sou uma curiosa quanto aos alimentos este país é o ideal pela diversidade. A maior dificuldade é o leite que tem um sabor péssimo. Não bebo leite, mas como queijo, iogurte, manteiga e natas.Sendo derivados do leite têm um sabor francamente mau. Só ainda resolvi a manteiga, compro uma argentina razoável. Sempre que vejo uma marca que não conheço compro, ainda tenho esperança :)
Um beijo

PS- A vida do emigrante moderno (qualificado) não é dificil como no passado :)

De Maria a 8 de Março de 2012 às 20:39
Helena,
É claro que não deverá ser difícil porque cada região tem os seus encantos gastronómicos.
Relativamente à emigração actual, concordo plenamente até porque tenho dois filhos fora de Portugal que foram para estudar e não querem voltar. Nem se consideram emigrantes, tão pouco.Pessoalmente, já tinha ido ter com eles se estivessem numa zona mais quentinha. Mas, qualquer dia, irei mesmo pois não faz qualquer sentido viver afastada dos que mais amo.
Beijos
Maria

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO