Há uns anos atrás, bastantes, passeei pelo Sul de Espanha, visitando com tempo e cuidado algumas das cidades mais afamadas. Sob um calor abrasador, era frequente e vulgar haverem tendinhas,nas ruas e em cada esquina, que vendiam granisadas de várias cores e sabores em copinhos com tampas e palhinhas, novidade para mim pois por cá ainda não tinham chegado essa inovações.
Essas granisadas eram como um oásis no deserto; bebíamos com tal sofreguidão que nos ficava a doer o interior do nariz, dor que sentia quando era criança e comia um gelado.
Tenho voltado a algumas dessas cidades e com algum desalento, verifico que essas tendinhas deixaram de existir. Porém, ainda tenho bem presente o sabor da granisada de limão, a minha favorita de então, que hoje aqui a reproduzo.
É um refresco muito agradável que pode servir também de aperitivo substituindo, para melhor, qualquer bebida alcoólica.
O que preparar:
- 2 chávenas de água;
- 1 chávena de sumo de limão;
- ¾ de chávena de açúcar;
- 1 raminho de alecrim;
- Raspas de casca de limão.
Como preparar:
Colocar a água, açúcar, sumo de limão e o ramo de alecrim, bem como algumas raspas de casca de limão ao lume e deixar ferver em lume brando durante 15’. Passado este tempo, retirar do lume e verter o líquido através de um passador, para um pequeno tabuleiro. Colocar no congelador. Passados 30’, retirar e mexer com um garfo. Colocar outra vez no congelador. Repetir esta acção de meia em meia hora durante 3 horas.
Verter para copos e, acrescentar um pouquinho de água a gosto, conforme gostar mais ou menos denso, e mexer.
Servir enfeitado com folhas de hortelã e beber por uma palhinha.
As quantidades que apresentei rendem 4 copos. Provem e verão que não conseguem parar de beber.
Mãos à obra.