Hoje trago um bolinho muito saboroso, com ingredientes que todos têm em casa, e muito fácil de fazer pois nem há necessidade de bater a massa.
Continuo, desta forma , a tentar agradar a quem mais gosto não descurando, é claro, todas as carinhosas amiguinhas seguidoras ou visitantes esporádicas.
O que preparar:
- 150g de arroz;
- 0,5 l de leite;
- 1 pitada de sal;
- 50g de manteiga;
- 2 maçãs médias;
- 100g de uvas passas;
- 150g de açúcar;
- ½ cálice de vinho do Porto;
- 1 colher de chá de canela;
- 1 colher de sopa de mal;
- 4 ovos;
- Manteiga e farinha para untar e polvilhar a forma.
Como preparar:
Ferver o arroz em bastante água, temperada com sal, durante 5’, escorrendo-o depois. Acabar de cozer no 0,5 l de leite, com a manteiga, fervendo lentamente até que o arroz tenha absorvido o leite todo. Retirar do lume e juntar as maçãs descascadas e partidas em pedacinhos pequenos, bem como as uvas passas previamente hidratadas ( colocadas de molho em água ou num outro líquido a gosto, até estarem inchadas ou seja, hidratadas).
Juntar também o açúcar, o vinho do Porto, a canela e o mel. Mexer bem e juntar por fim os ovos, previamente batidos, ligando tudo muito bem.
Untar uma forma de bolos ( ou se não houver forma, um tacho), polvilhar de farinha e encher com o preparado. Levar ao forno a 180ºC durante 40’.
Retirar do forno, deixar arrefecer na forma e, após isso, desenformar.
Pincelar o bolo com um pouco de mal para ficar brilhante.
Mãos à obra.