Vi esta receita num folheto do Pingo Doce e, pela sua frescura, facilidade de confecção e reduzida composição calórica, decidi fazê-la apenas com algumas nuances. Não me desiludiu.
O que preparar:
- 5 colheres bem cheias de iogurte grego natural;
- 3 folhas de gelatina;
- 250g de morangos;
- 3 colheres de mel;
- Sumo de 1 limão;
- Algumas folhas de hortelã;
- Meloa ou outra fruta qualquer para fazer as espetadas juntamente com os morangos.
Como preparar:
Bater levemente o iogurte. Colocar as folhas de gelatina em água fria e, passados 5’, escorrer a água e levar as folhas ao microondas na potência máxima durante 15’’. Misturar as folhas de gelatina no iogurte, misturar bem e verter o preparado em forminhas previamente molhadas. Partir metade dos morangos em pedaços pequenos e colocar no iogurte fazendo pressão com uma colher de forma a irem para a base. Levar ao frigorífico durante cerca de 2h ou até estarem bem firmes. Espetar os restantes morangos alternados com outra fruta ( eu usei meloa partida em quadradinhos), num pequeno espeto de madeira que poderão ser palitos.
Misturar o mel com o sumo de limão e as folhas de hortelã bem picadas e misturar bem.
Na altura de servir, descolar os pudins das formas com a ajuda de uma faca e desenformá-los para pratos. Colocar ao lado a espetada de fruta e regar com o molho de limão com mel e hortelã.
A quantidade que apresentei deu-me para 5 pudins. U_sei iogurte grego pois é o favorito cá em casa, porém poderá ser utilizado outro iogurte a gosto.
Mãos à obra.