Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
21
22
23
25
26
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Posts mais comentados
02
Jun
12

Ultimamente a minha saúde tem andado fragilizada pelo que a minha disposição ou paciência para as mais pequenas coisas é ínfima. Uma das coisas que tanto gosto como este blog e das visitas às cozinhas das amiguinhas tem sido descurado pois não tenho mesmo disposição.

Aproveitarei para fazer um lifting ao Oficina de modo a torná-lo mais atraente e voltarei assim que esta nuvem negra passar. Serão só uns dias, espero.

Porém, quando assumo compromissos, mesmo que sejam comigo própria, detesto nãos os cumprir; abomino, mesmo. Assim, apesar de, inicialmente, ter decidido saltar esta edição da Dorie, senti de tal forma remorsos e inquietude que parecia estar a faltar a um exame. Loucuras minhas, bem sei, mas também já estou velha para mudar.

E assim, lá cumpri o meu compromisso quinzenal que, desta feita, foi um completo desastre. Mas como este grupo é para os bons e maus momentos, aqui vai o meu “caos na cozinha” desta edição. Espero que a Mariana não se zangue comigo por ter plageado o título do seu blog.

Cumpri a receita quase à risca, tendo juntado frutos secos vários, inteiros ( nozes, amêndoas e avelãs). Usei raspa de laranja que juntei com o açúcar, tal como a Dorie aconselha e, em vez de extracto de amêndoa usei licor de laranja da receita que fiz da Moira.

Ah, e usei açúcar baunilhado.

Ficaram saborosos mas um pouco doces para o meu gosto e, o pior de tudo, pareciam areias em vez de biscotti!!!

 

Se houver próxima tentativa, há-de ser com a adição de cacau e pepitas de chocolate. O que acham? 

Ingredientes:

  • 1 1/2 medidas de farinha
  • 1 1/2 colheres chá de fermento
  • 1/4 colher chá de sal 
  • 1/2 medida de farinha de milho amarela
  • 110g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
  • 1 medida de açúcar
  • 2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
  • 1 1/2 colheres chá de licor de laranja
  • 3/4 medida de mix de frutos secos

 

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal ou tapete de silicone e reserve. 

Misture a farinha, o fermento e o sal. Junte a farinha de milho e misture outra vez, com um batedor de varas ou um garfo. Reserve. 

Com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar durante 3 minutos, até obter um creme macio. Acrescente os ovos e continue a bater por mais 2 minutos ou até que a mistura esteja leve, macia e cremosa. Junte o licor de laranja. Reduza a velocidade e acrescente os ingredientes secos, batendo só até estarem incorporados. Junte os frutos secos e envolva-as com uma colher de pau ou espátula, para as distribuir bem pela massa.

Despeje metade da massa no tabuleiro preparado. Com os dedos ou uma espátula de silicone, forme um tronco de 30cm de comprimento por 4cm de largura. O tronco será mais rectangular que redondo e será tosco, não uniforme. Com a restante massa molde um segundo tronco idêntico ao primeiro.

Leve a assar por 15 minutos ou até que os troncos estejam levemente dourados, mas ainda moles ao toque. Transfira o tabuleiro para cima de uma grade e deixe arrefecer por 30 minutos.

 

Se entretanto tiver desligado o forno,  aqueça-o novamente a 175ºC.

Com uma espátula de metal, transfira os troncos para uma tábua e, com uma faca de serra, longa (tipo faca de pão) corte-os em fatias de 2cm de espessura. Devolva as fatias ao tabuleiro, desta vez pondo-as em pé. Leve novamente ao forno.

Asse os biscotti por mais 15 minutos, até que estejam dourados e firmes. Transfira-os para uma grade e deixe arrefecer até à temperatura ambiente. 

 

Mais uma imagem dos Biscotti lavados e penteados para a foto {#emotions_dlg.happy}

 

Eu e a Bimby não temos uma relação muito amistosa. Julgo que o mau feitio é meu pois com tantas seguidoras, a pobre Bimby deve ser útil e prestável. Mas comigo, nunca foi e isto desde o início. Decidi desta vez não utilizar a minha velha amiga batedeira e pedir ajuda à Bimby. Deu no que deu. A massa não deve ter ficado bem batida como era desejado. Enfim definitivamente, não sou bimbólica.

 

publicado por Maria às 16:18
Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
21
22
23
25
26
28
29
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO