Saté é um prato originário da Indonésia sendo também muito popular noutros países do Sudoeste Asiático.
As receitas variam muito de país para país mas pode-se dizer que é essencialmente pedaços de carne enfiados num pau de bambu, grelhados sobre as brasas e usando diversos temperos estando, porém sempre presente a curcuma, o que confere um amarelo exótico. Geralmente é regado com molho de amendoim.
A receita que trago hoje e que é a mais apreciada cá em casa foi extraída do livro base “Le Cordon Bleu”, a minha Bíblia culinária.
O que preparar:
- 4 peitos de frango limpos e cortados contra o veio em tiras;
- 1 cebola pequena ralada;
- 2 dentes de alho ralados;
- 2 colheres (sopa) de molho de soja;
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal;
- 2 colheres (chá) de açúcar;
- 1 colher (sopa) de coentros frescos picados;
- 1 colher (chá) de açafrão;
- molho de amendoim, para servir.
Como preparar:
O segredo de um delicioso saté de frango é torcer as tiras nos espetos, sem grelhar demasiado, para não ressecar. Portanto, deve-se espetar a extremidade de cada tira no pau de bambu, enrolar à volta deste em forma helicoidal e espetar novamente a outra extremidade. Fazer isto por cada tira de frango. Mas, antes de efectuar esta operação, deve-se:
Misturar as tiras com cebola, alho, molho de soja, óleo, açúcar, coentro e açafrão. Cubrir e deixe marinar no frigorífico de noite.
Enfiar as tiras nos espetos de bambu, que ficaram de molho, e grelhar ou assar na churrasqueira por apenas 5 minutos, virando-os várias vezes e pincelando com a marinada. Sirvir quentes, acompanhados de molho de amendoim.
O molho de amendoim faz-se misturando 100g de amendoim triturado com 1 colher de sopa pasta de curry vermelha (à venda em qualquer supermercado), 3 colheres de de sopa leite de coco, 2 colheres de sopa de azeite e umas pingas de limão; leva-se esta mistura ao lume durante cerca de 5' e já está. Pessoalmente dispenso este molho pois a carne fica tão saborosa e suave que acho que não necessita de mais nada. Porém, cá em casa há quem aprecie muito regar os satés com o molho de amendoim e, por isso, deixo aqui a forma como o faço.
Mãos à obra e espero que gostem.