
Acreditam que só há relativamente pouco tempo é que descobri que cavalas e sardas se tratam afinal do mesmo peixe? Conhecia as sardas mas achava que nunca havia comido cavalas.
Certo dia, com um ar muito empertigado de quem sabe do que está a falar, perguntei ao senhor da banca do mercado se me arranjava cavalas. Ele, com ar de comiseração apenas apontou para o peixinho que eu conhecia como sarda e disse:
- Tenho ali, minha senhora, quantas quer?
E pronto, a partir desse dia, fiquei um pouco mais culta J.
A receita que vos trago hoje, foi adaptada, mais uma vez, de uma receita do Chef José Avillez. É simplicíssima de confecionar e resulta num prato muito saboroso..
O que preparar:
- 4 cavalas médias;
- 1 cebola roxa;
- 1 pimento vermelho;
- 2 colheres de sopa de molho de soja;
- 1 colher de sopa de gengibre fresco, ralado;
- 1 haste de erva príncipe ( eu usei 4 colheres de sopa de efusão de folhas secas de erva príncipe, pois era o que tinha);
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz;
- 1 dl de azeite;
- Sal e pimenta a gosto.
Como preparar:
Retirar os filetes às cavalas/sardas e limpar de espinhas. Reservar no frigorífico.
Cortar a cebola roxa em meias luas bem finas e o pimento em juliana ( tiras fininhas).
Num fio de azeite saltear a cebola, acrescentar o pimento, temperar com sal e pimenta e refrescar com o vinagre de arroz.
Numa frigideira anti-aderente, num fio de azeite bem quente, saltear as cavalas/sardas apenas num dos lados, com a pele virada para cima.
Acrescentar o gengibre, a erva príncipe ou o chá, e o molho de soja. Deixar caramelizar ligeiramente e virar as cavalas/sardas por 30” apenas. Retirar o peixe e servi-lo sobre os legumes.
Mãos à obra.
publicado por Maria às 08:00
De Ginja a 5 de Julho de 2012 às 17:10
Querida Maria,
eu adoro cavala embora por cá coma pouco. Gosto de grelhar e cozer com azeite e alho.
Esta tua receita deve ser deliciosa como toque do gengibre.
Olha, eu na faculdade aprendi que cavala e sarda são dois peixes diferentes, a cavala é a que tem as pintas e a sarda tem mais riscas na pele. Era a maneira de distinguir. Mas na prática só comi cavalas mesmo. Nunca me lembro de ter comido sardas.
Beijinho.
De Maria a 5 de Julho de 2012 às 19:16
Ginja, não me baralhes mais :(
Se há essa distinção, as sardas deviam ser as das pintinhas ,não?
Bem, afinal não sei se ando a comer sardas se cavalas pois só vejo que têm manchas e nunca me lembrei de ver em pormenor as suas formas.
Bem, a partir de agora, tomarei mais atenção e se o senhor do mercado chamar cavalas às sardas ou vice versa, já constestarei com um ar mais entendido:)
Beijinhos grandes
Maria
De Ginja a 6 de Julho de 2012 às 15:36
Eu fixei isso tão bem por ser exactamente ao contrário do esperado.
As sardas têm riscas e as cavalas é que têm sardas. Achei piada e nunca mais me esqueci.
Mas se estiver a dizer algum erro, a culpa é do meu professor de inspecção!!
Beijinho grande querida.
De Maria a 6 de Julho de 2012 às 17:03
Bem, Ginja, agora e à custa do teu prof. de inspecção, também fixei a diferença. Quando for ao mercado,lá vou eu para a banca das cavalas/sardas.
No fim desta confusão toda, ainda vem a Mané chamá-las de sardinhas:)))
Beijinhos grandes e bom fim de semana.
Maria
De Mané a 6 de Julho de 2012 às 18:36
PObre Maria
Eu chamo-lhe sardinha (confesso que estou mal) e agora vem a Ginja e faz estas distinção de mulher sabida na matéria...)
Pobre Maria mesmo (só te fazemos maldades :) :) :) :)
Beijinho
De Maria a 6 de Julho de 2012 às 22:48
Pelo que percebo, ela é mesmo entendida em bichinhos. Veterinária é isso mesmo. Qualquer dia, fazemos um workshop e ela fala de bichinhos e eu de plantinhas. Como a minha avó dizia, cada macaco no seu galho:))
De gina a 5 de Julho de 2012 às 19:47
Querida amiga Maria.
Como nunca comi nem cavalas nem sardas, não sei distinguí-las, mas acredito que as sardas devam ser pintadinhas como o nome diz ah!ah! Como não sabia o que era
erva príncipe fui perguntar ao titio google e descobri que aquí se chama "capim santo", por dar muito nas beiras das estradas e nos campos.....Agora já posso fazer com o meu peixinho de rio...Adorei a receita...Beijinhos sem sardas da amiguinha Gina
De Maria a 5 de Julho de 2012 às 22:25
Gina querida,
As cavalas ou sardas ou seja lá o que eu tenho comido, é um peixe firme, de carne "branca" e muito rico em ómega 3. É muito saboroso cozido com azeite, alho e cebola crua, como refere acima a Ginja.
Desta forma que apresento é igualmente muito saboroso. A cavala é usada para conservas e fica muito saborosa em saladas, dip, etc. Bem, mas não podes comer o bichinho portanto é melhor fazeres a receita com peixinho do rio.
Quanto à erva príncipe, eu vivi a minha infância em África e lá era muito vulgar. A minha mãe tinha no quintal e ainda hoje tenho bem presente o cheirinho que emanava das minhas mãos quando passava os dedos por uma folhinha. Enfim, tempos distantes.
Aqui em Portugal só encontro folhas secas com as quais faço o chá que mais aprecio. Foi esse chá que usei em substituição das erva verde.
Beijinhos minha amiga e obrigada, mais uma vez, pelos seus rasgados elogios.
Maria
De Mané a 6 de Julho de 2012 às 00:04
Vim aqui para comer uma sopinha e afinal tenho as sardinha
"Maria
Que valente gargalhada me fizeste dar (sabes que eu tb me sinto xéxé não te preocupes).
Eu vou experimentar a tua sopa e tu para a proxima compra poejo ih ih ih
Bjs"
Continuaçao de b ferias
De Maria a 6 de Julho de 2012 às 17:04
Mané, vieste atiçar a confusão. Eu aqui "aflita" para tentar diferenciar sardas e cavalas e tu vens chamar sardinhas??? Desisto...
Beijinhos grandes
Maria
De Mané a 6 de Julho de 2012 às 18:38
Obrigada por me fazeres rir...OBRIGADA MESMO

De Maria a 6 de Julho de 2012 às 22:45
Olha Mané, mas amanhã vai sair uma receita tua. e desta vez fiz tudo direitinho :)))
Obrigada pelo teu post e por me teres deixado "roubar".
Beijinhos e bom fim de semana
Maria
De Mário Carreira a 12 de Julho de 2012 às 17:31
Quer a Maria quer a Ginja têm razão. Do ponto de vista taxonómico são peixes aparentados mas diferentes. No mercado, principalmente, nos últimos anos, cavala e sarda são a mesma coisa, sendo em geral cavala aquilo que se vende. Na minha infância, pelo menos em Lisboa, o nome mais comum era sarda e a minha avó distinguia ambas. Por razões que desconheço hoje só encontro à venda cavalas a que chamam indistamente cavala ou sarda, embora o nome sarda já seja raro ser usado.
De Maria a 12 de Julho de 2012 às 22:55
Olá,
Pois, quando era mais nova, a minha mãe só falava em sardas e apreciava-as imenso cozidas com azeite. Comia-as até com um certo deleite.
Como ouvia falar em cavalas e até tinha algumas receitas para as confeccionar, tentei encontrar o peixe, nunca julgando que eram tão parecidas com as que eu conhecia como sardas. Enfim, já
estou esclarecida e quer sejam cavalas, quer sejam sardas, são ambas muito saborosas.Obrigada pela visita e pelo comentário.
Cumprimentos
Maria
De rui a 7 de Setembro de 2012 às 15:58
Embora no sabor sejam semelhantes, sardas e cavalas são espécies diferentes.
De Susana Rolo a 18 de Setembro de 2014 às 17:39
Um pescador ensinou-me a distinguir cavalas de sardas da seguinte forma: a cavala (que tem 6 letras) tem 6 «piquinhos» em cima, nas «costas», a sarda (que tem 5 letras no nome) tem 5 «piquinhos» nas «costas»
De Ana a 18 de Junho de 2015 às 18:50
De facto cavala e sarda não são o mesmo peixe, as riscas na pele são diferentes e a cabeça também 😊