Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
14
16
17
20
21
22
24
25
26
29
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
06
Jan
13
A Galette des Rois e um bolo tradicionalmente frances que e consumido na epoca da Epifania ( apresentação de Jesus Cristo ao mundo, através da chegada dos Reis Magos trazendo seus presentes) ou seja, pela altura do dia dos Reis, 6 de Janeiro. 
Apesar de se ter gerado alguma confusao, nao e, de todo, o colone frances do nosso Bolo Rei. Ate porque os franceses tem tambem o seu Bolo Rei que consiste num brioche com frutas cristalizadas, esse muito semelhente ao nosso.
Ha varias versoes da Galette diferindo no tipo de recheio: amendoas, que e o mais tradicional e foi o recehio que utilizei aqui, frutas e ate chocolate. O "involocro" e sempre de massa folhada.
Esta receita foi-me dada por uma amiguinha francesa de quem muito gosto, tendo esperanca que um dia venha a pertencer a nossa familia.
Merci Oliv. Bisous.{#emotions_dlg.bouquete}
O que preparar:
  1. 2 placas de massa folhada redonda;
  2. 100g de manteiga sem sal;
  3. 100g de acucar;
  4. 100g de amendoa ralada;
  5. 2 ovos inteiros;
  6. 1 calice de rum;
  7. 2 ou 3 gotas de essencia de baunilha.
Como preparar:
Colocar na batedeira a manteiga e o acucar e bater ate ficar em creme. Juntar os ovos e continuar a bater ate ficar novamente em creme. Adicionar a amendoa ralada e continuar a bater em velicidade media. Adicionar, por fim o rum e a essencia de baunilga e envolver na massa.
Colocar numa base de ir ao forno ( eu usei uma base de pizza), papel vegetal e uma placa de massa folhada por cima. barrar a massa folhada com o creme preparado, tendo o cuidade de deixar uma margem livre em toda a volta de cerca de 3 cm. Com um pincel, barrar essa margem livre com gema de ovo. Colocar gentilmente a outra placa de massa folhada por cima do creme e unir as duas placas em toda a volta da circunderencia. Com a ponta de uma faca fazer riscos paralelos e por cima desses, fazer outros tantos prependicularmente ( desenho tradicional da galette). Pincelar com a restante gema de ovo e levar ao forno quente ( 180C) cerca de 20'. Retirar do forno e esperar 5 ' para arrefecer um pouco. Passar para um prato e deixar arrefecer totalmente para servir.
Maos a obra.

publicado por Maria às 17:17
De Bombom a 8 de Janeiro de 2013 às 22:33
Já tinha ouvido falar na Galette des Rois, mas nâo sabia nada acerca das origens nem como se faz. Por isso, gostei muito da simplicidade da receita (excepto o acto da cobertura com a segunda placa que não me parece tão fácil de fazer sozinha) e vou levá-la porque me parece que vou experimentar dentro de pouco tempo. Bjs. Bombom
De Maria a 14 de Janeiro de 2013 às 19:28
Bombom, fico sempre tão satisfeita de te ver por cá. Olha, a aplicação da placa de cima é uma operação simples e que consegues fazer sózinha, acredita.
Um beijinho muito grande da
Maria

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
14
16
17
20
21
22
24
25
26
29
31
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO