Lá fora a tempestade, cá dentro a bonança. No quentinho, conforto e segurança do lar, passei a manhã na cozinha a fazer uma das coisas que mais gosto: mimos para a família.
Entre pão, iogurtes, bolachinhas, almoço e jantar, fiz este bolo que se revelou muito, muito bom. É suave e o misto de bolo e pudim, apesar de bem definidos, envolvem-se no palato dando-nos uma certa tranquilidade. Sim, porque os doces a mim, tranquilizam-me.
O que preparar:
Caramelo:
- 125g de açúcar;
- 30ml de água + 2 colheres de sopa de água.
Pudim:
- 3 ovos;
- 150g de açúcar;
- 120ml de natas;
- 140ml de leite;
- Pau de canela, casca de limão e/ou vagem de baunilha.
Bolo:
- 3 claras;
- 50g de manteiga amolecida;
- 50g de farinha com fermento;
- 100g de açúcar.
Como preparar:
Caramelo:
Misturar a água com o açúcar. Levar ao lume até que fiquem com cor de caramelo. Nesta altura, deitar as 2 colheres de sopa de água, com algum cuidado pois salpica. Deixar ao lume mais uns 5´até obter a consistência desejada.
Deitar o caramelo numa forma de pudim e fazer movimentos circulares de molde às paredes ficarem cobertas com o caramelo.
Pudim:
Ferver o leite com as natas e os aromatizantes ( casca de limão, pau de canela e baunilha). Deixar infusionar 2 ou 3´e coar. Misturar os ovos com o açúcar e deitar a mistura de leite e natas em fio até obter uma mistura homogénea. Deitar o preparado na forma.
Bolo:
Bateras claras em castelo firme. Bater a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Juntar a farinha e as claras alternadamente, mexendo gentilmente. Verter esta mistura sobre o pudim.
Ao deitar o bolo sobre o pudim, as duas massas parecem misturar-se. Não alarmar pois ao cozer, ficam 2 camadas bem definidas.
Levar ao forno pré aquecido a 180ºC num tabuleiro com água. Deixar cozer cerca de 45´ fazendo o teste do palito. Se a meio da cozedura achar necessário, cobrir a forma com papel de alumínio para não queimar o bolo.
Desenformar depois de frio.
Mãos à obra.
Receita adaptada da Flagrante Delícia