Ando numa fase de negações no que concerne à alimentação; negação a cozinha muito elaborada, negação a carne, negação fritos e refogados. São fases e isto passa-me, que eu sei, mas, enquanto dura, aproveito para comer de forma saudável e económica. Tiro partido das minhas negações que, vendo bem, até são saudáveis e resultam em pratos muito saborosos.
Fiz estas frittatas em ponto pequeno, que não o são, literalmente, frittatas,pois são cozinhadas totalmente no forno. Fizeram um sucesso cá em casa e foram só precisos uns 20´para as cozinhar.
O que preparar ( para 9 fritatas):
- 4 ovos;
- 100g de salmão fumado;
- 1 cebola pequena bem picadinha;
- 1/4 de pimento vermelho;
- 1 fio de azeite;
- cebolinho, sal, pimenta e queijo parmesão ralado, a gosto.
Como preparar:
Picar bem a cebola, bem fininha, e levar ao lume a alourar em azeite ( somente 1 fio). Quando ficar translúcida, apagar o lume e reservar.
Bater numa taça os 4 ovos e juntar a cebola, o salmão fumado partido em bocadinhos pequenos, o cebolinho e o pimento partido também em bocadinhos pequeninos. Temperar com sal, pimenta e juntar cerca de 1 colher de sopa de parmesão ralado na hora ( facultativo).
Verter o preparado para forminhas individuais de silicone e levar a forno médio ( 180ºC) cerca de 15´. Desenformar e servir com uma boa salada ou com legumes cozidos em vapor.
São também deliciosas para uma entrada ou para levar num cesto de pic nick.
Os ingredientes que juntei são bem ao gosto de cá de casa. Porém podem ser utilizados outros ingredientes aos ovos, conforme a imaginação e gosto de cada um.
Mãos à obra.