Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
15
19
20
21
22
23
24
26
27
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
09
Fev
13

 

 

Não é digno de saborear o mel, aquele que se afasta das colmeias com medo das abelhas.


William Shakespeare


 

O que preparar:

  1. 250g de farinha de trigo;
  2. 1 colher de sopa de fermento;
  3. 1 colher de chá de sal refinado;
  4. 130g de açúcar;
  5. 120g de manteiga amolecida;
  6. 200g de mel;
  7. 1 colher de chá de essência de baunilha;
  8. 160ml de leite;
  9. 4 claras;
  10. 50g de nozes picadas ( opcional).

Como preparar:

Pré aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de bolos.

Juntar os ingredientes secos ( farinha, fermento, sal e açúcar) e reservar. Numa taça, juntar o mel, a manteiga e a essência de baunilha e bater a velocidade média. Quando se tiver formado um creme, juntar os ingredientes secos e reduzir a velocidade da batedeira. Juntar metade da quantidade do leite, as claras ( sem serem batidas), e novamente o restante leite, isto sempre sem deixar de bater. Juntar finalmente as nozes picadas.

Verter na forma e levar ao forno cerca de 30´ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.

Retirar o gorno e deixar arrefecer ligeiramente dentro da forma antes de desenformar.

Um bolo delicioso para ser comido ao pequeno almoço ou lanche, acompanhado por uma boa chávena de chá.

Mãos à obra.

 

Receita adaptada do blog Flagrante Delícia.

tags: ,
publicado por Maria às 16:30
De Ginja a 9 de Fevereiro de 2013 às 19:24
Olá Maria querida :)
Como vai tudo por aí? Temos falado pouco, ando sem folgas e com pouco tempo...
Espero que estejam bem.
Adoro bolos com mel, curiosamente antes não, talvez por ser um sabor forte.
Mas hoje em dia sabe-me tão bem :) Eu ainda juntava aí uma pitadinha de canela!
Um beijinho cheio de carinho.
De Maria a 11 de Fevereiro de 2013 às 21:26
Olá minha querida,
O tempo tem sido muito escasso mas não é por isso que as amizades se perdem. Simplesmente adormecem por uns momentos. Mas sei que estás aí e sabes com certeza que eu estou cá.
Beijinhos minha querida
Maria
De Lia a 10 de Fevereiro de 2013 às 21:36
Querida Maria,
Concordo totalmente com o Sr. Shakespeare e olha que eu adoro abelhinhas, portanto, sou mais que digna de provar o mel e de fazer este teu bolinho, pois está mesmo a convidar-me a pôr o avental e ligar a batedeira.Uma delícia querida!!
Beijinhos e resto de excelente Domingo,
Lia.
De Maria a 11 de Fevereiro de 2013 às 21:07
Olá querida amiga,
É claro que és merecedora de qq coisa que tenha mel pois tu mesma és um mel.
O bolinho é agradável. Amanhã é feriado aqui e vou fazer o teu. Depois conto e publico com os devidos créditos, claro.
Beijinhos, doce amiga
Maria
De Sonia alegre a 11 de Fevereiro de 2013 às 22:24
Adoro bolos com mel! Que aspecto divinal!
De Maria a 12 de Fevereiro de 2013 às 21:47
Obrigada Sónia.
Beijinhos
Maria
De Mena Lopes a 12 de Fevereiro de 2013 às 20:37
O mel e eu temos uma relação de poucos amigos!! Mas visto neste bolinho, dá-me vontade ja de fazer!! Que apetitosa está essa fatia!!
Beijinhos
De Maria a 12 de Fevereiro de 2013 às 21:42
Fica bom, Mena e o sabor do mel não se faz sentir. Experimenta pois não te arrependerás.
Beijinhos
Maria
De:
Anónimo
Data:
5 de Março de 2013 às 21:48

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
15
19
20
21
22
23
24
26
27
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO