A sugestão desta feita foi da Helena, foi votada por unanimidade e, eis um bolo maravilhoso, denso, forte e que, na minha humilde opinião, é muito melhor se comido no dia seguinte. O sabor e textura leva-nos a memória para o famoso bolo de mel da Ilha da Madeira. Posso ainda acrescentar que o meu fifi guloso, (é o único guloso dos 5 irmãos mas vale por todos), comeu metade do bolo. Quadradinho por quadradinho. Quando o bolo acabou perguntou-me: “ Mamã, quando fazes outro?”
Mais uma receita da Dorie Greenspan, mais uma quinzena passada, mais um objectivo alcançado.
O que preparar:
Para o bolo
- 2 colheres de sopa de gengibre fresco, descascado e picado; ( ralei)
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 2 cup de farinha de trigo;
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 2 colheres de chá de gengibre em pó;
- 3/4 colheres de chá de canela em pó;
- 1/4 colheres de chá de cravinho moído;
- 115g+3 colheres de sopa manteiga à temperatura ambiente ( usei 100g, somente);
- 3/4 chávena de açúcar mascavado claro;
- 3 ovos grandes;
- 1/2 chávena de melaço ( usei mel);
- 170g de chocolate meio amargo - 57g derretido e frio, 113g picado;
- 1 chávena de leitelho - buttermilk;
- 1 colher de sopa de gengibre em calda picado (opcional) - usei apenas 1 colher de chá - ver receita em baixo.
Para a cobertura:
- 85.5g de chocolate meio amargo picado;
- 1 colher de sopa de café forte;
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal, à temperatura ambiente;
- 3 colheres de sopa de açúcar em pó.
Como preparar:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar com manteiga e farinha uma forma quadrada de 22cm.( usei de 30cm).
Para o bolo:
Misturar o gengibre fresco e o açúcar numa tigela pequena; reservar.Misturar a farinha, o bicarbonato de sódio e as especiarias.Numa batedeira, de preferência equipada com uma pá, bater a manteiga e o açúcar mascavado, em velocidade média, até ficar fofo (cerca de 3 minutos). Adicionar os ovos, um de cada vez, batendo por 1 minuto após cada adição. Acrescentar o melaço e bater até ficar homogéneo.
Reduzir a velocidade e adicionar o chocolate derretido, juntamente com o gengibre açucarado.
Ainda em velocidade baixa, acrescentar os ingredientes secos em três adições e o leitelho em 2 (começar e terminar com os ingredientes secos); bater só até misturar. Adicionar o chocolate picado e o gengibre em calda. Levar ao forno por 40 minutos, aproximadamente.
Transferir o bolo para uma grade e deixar arrefecer durante 10 minutos antes de desenformar. Deixar arrefecer antes de deitar a cobertura.
Para fazer a cobertura:
Derreter em banho-maria o chocolate e café, mexendo ocasionalmente até que o chocolate derreta. Retirar a tigela e misturar a manteiga (uma colher de sopa de cada vez). Peneirar o açúcar em pó sobre o chocolate e mexer. Transferir a tigela para um balcão e deixar arrefecer cerca de 10 minutos.
Cobrir o bolo; se as laterais estiverem um pouco queimadas, acertar com uma faca. Deixar a cobertura descansar 30 minutos antes de cortar a primeira fatia! ;)
- 225g de açucar;
- 150g de gengibre fresco descascado e partido em lascas muito finas;
- 30cl de água.
Levar ao lume o gengibre com a água. Dixar ferver durante 8´, em lume lento. Passado este tempo juntar o açúcar, e as 3 colheres de sopa de água. Deixar ferver novamente durante 8'. Deixar arrefecer, coar a calda, descartar o gengibre. O xarope resultante pode ser guardado no frigorífico e ser usado em refrescos caseiros em porções pequenas.
Quer pela diversidade e quantidade de ingredientes, quer pelas etapas em que o bolo é feito, aconselho vivamente a organizarem os ingredientes e utensílios antes de iniciar a confecção do bolo. Assim, torna-se muito fácil.
Mãos à obra.