Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
16
20
24
25
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
05
Mai
13

 

À minha adorada mãe, essa mulher sem igual, com quem aprendi tudo o que sei e que não passa um dia, sequer, em que o meu pensamento não pouse na sua memória. 

À minha querida irmã, mãe dedicada e extremosa, por quem me sigo, muitas vezes, como exemplo.

À minha querida e dedicada amiga Lia, mãe fantástica,que acarinha os meus filhos e a mim, sem esperar nada em troca, apenas porque é amiga e uma pessoa maravilhosa. Foi ela que me ofereceu o mais bonito livrio de culinária que tenho conhecimento, sabendo da minha paixão por cozinha italiana. É desse livro a receita que hoje trago.

A todas as mulheres do mundo a quem Deus privilegiou ou irá privilegiar com o dom abençoado da maternidade.

Feliz DIA DA MÃE.

 

O que preparar:

  1. 0,5Kg de morangos maduros mas firmes;
  2. 2 e 2/3 cup de farinha T65;
  3. 1 placa de 25g de fermento fresco;
  4. 5 colheres de sopa de açúcar cristalizado;
  5. 1 e 1/2 cup de água morna;
  6. 1 colher de café de sal;
  7. 1 colher de sopa de azeite;
  8. 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro.

Como preparar:

Thermomix/Bimby:

Esfarelar para dentro do copo o fermento fresco, juntar a água, 1 colher de açúcar e progaramr 15 seg. Temp 37 veloc colher inversa. Juntar a farinha e o sal e marcar 7 seg Veloc 5 e depois 1 min espiga.


Convencional:

Numa suprefície enfarinhada, deitar a farinha e o sal e abrir um buraco no meio. Juntar o fermento previamente dissolvido na água morna açucarada com uma colher de sopa de açúcar. Com as mãos enfarinhadas, ir misturando a farinha ao fermento e água até formar uma massa elástica e moldável.


Untar uma folha de papel vegetal com azeite e colocá-la num tabuleiro de forno com cerca de 25x30cm.

Com as mãos enfarinhadas, estender a massa de molde a que fique com o tamanho da folha de papel. Caso a massa encolha, esperar 5 min e voltar a tentar esticá-la. Tapar o tabuleiro onde está a massa com um pano e deixar levedar cerca de 01h30.

Entretanto, lavar e cortar os pés aos morangos e colocá-los numa taça com 2,5 colheres de sopa de açúcar. Se os morangos forem muito grandes, cortá-los em metades ou em 1/4. Reservar.

Quando a massa levedar, voltar a mexer os morangos gentilemente de molde a não os desmanchar. Dispô-los sobre a massa levadada, com cuidado para esta não abater. Salpicar com a calda que se formou. Poulvilhar com 1,5 colher de sopa de açúcar e lavar ao forno pré aquecido a 200ºC durante cerca de 25 min ou até a massa estar dourada e comecar a escurecer nas partes mais salientes. Verificar se a massa cozeu no meio. 

Retirar do forno e polvilhar com o açúcar de confeiteiro.

Deixar arrefecer numa grade e servir morna ou fria. Deliciosa!

Mãos à obra.

Retirada do maravilhoso livro " Recipes and Dreams". Obrigada, querida Lia.

publicado por Maria às 15:38
De Paulo Herculano a 5 de Maio de 2013 às 16:13
Está lindo, os morangos continuam a perseguir, mas fazer o quê :)


Beijos
De Maria a 7 de Maio de 2013 às 19:47
Estamos na época deles!
Beijinho
Maria
De Mena Lopes a 5 de Maio de 2013 às 16:19
Até fiquei arrepiada de ler as tuas palavras!!!
Hoje com os post que leio, fico assim....
Adorei esta foccacia de morangos!!! Nunca fiz nenhuma, nem mesmo salgada!!!
Se calhar começo por esta que é docinha!!!
Um beijinho grande,
Mena e pintainhos!
De Maria a 7 de Maio de 2013 às 19:48
Faz, minha querida, que vale a pena.
Beijinhos aos 3
Maria
De Lia a 5 de Maio de 2013 às 16:27
Minha querida amiga, nem sei que te diga, pois hoje foste tu a deixar-me de lagrimita no olho...
Fico tao feliz que tenhas gostado do livro.
Um grande beijinho amiga, pois és uma grande mulher e uma mãe fabulosa!!!!!
Que bela e deliciosa receita escolheste para este dia amiga.
Beijinhos para ti e filhotes,
Lia.
De Maria a 7 de Maio de 2013 às 19:49
Lia, como deves imaginar, és uma pessoa muito especial e muito querida cá em casa.
Um abracinho muito forte
Maria
De S a 5 de Maio de 2013 às 17:40
Bonitas palavras :) E uma receita que me pareceu deliciosa. Também adoro a cozinha italiana, mas ainda não experimentei cozinhar muitas coisas. Esta vai ser uma das que hei-de experimentar :)
Beijinhos
De Maria a 7 de Maio de 2013 às 19:50
Experimenta, Sofia, pois vale a pena, acredita.
Beijinho
Maria
De Leonor Cerveira a 5 de Maio de 2013 às 18:48
Olá....
Que aspecto super delicioso e magnifico :)...... Adorei :D.... Beijocas...


http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/ (http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/)
De Maria a 7 de Maio de 2013 às 19:50
Obrigada, Leonor
Beijinho
Maria
De Ameixinha a 5 de Maio de 2013 às 20:01
Não sou mãe mas acho que é um dom que realmente Deus só poderia ter dado às mulheres, só as valentes é que são mães :) Um beijo
De Maria a 7 de Maio de 2013 às 19:51
Beijinho, querida Ameixinha. As mulheres são, de facto, umas valentes quer sejam ou não mães.
Maria
De Gisela a 5 de Maio de 2013 às 20:06
Maria, antes de mais um feliz dia da Mãe para ti.
Focaccia com fruta nunca tinha visto, mas gostei da ideia.
Um beijinho e boa semana
De Maria a 7 de Maio de 2013 às 19:52
Querida, cá em casa também nos estreámos na focaccia com fruta. Foi um sucesso.
Beijinho grande
Maria
De Addicted a 5 de Maio de 2013 às 21:05
Estou-me a babar! Só pede mesmo para ser comida essa focaccia...
beijinhos e uma boa semana :)
De Maria a 7 de Maio de 2013 às 19:52
Beijinho. Ainda bem que gostaste.
Maria
De sao33 a 5 de Maio de 2013 às 21:46
Adoro focaccia mas com morangos nunca fiz.
Esta ficou uma maravilha.
bjs
De Maria a 7 de Maio de 2013 às 19:53
Se puderes faz, São, pois é uma delícia. Não há como não gostar.
Beijinho
Maria
De Doces em Casa a 6 de Maio de 2013 às 10:55
Adorei a mensagem e a originalidade do prato (pelo menos para mim) que me deixou curiosa por experimentar!!


Um beijo grande, Maria!


Aida
De Maria a 7 de Maio de 2013 às 19:54
Ainda bem que gostaste, minha querida.
Beijinho grande
Maria

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
16
20
24
25
27
28
29
30
31
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO