Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
16
20
24
25
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
21
Mai
13
Adoro risottos. Então, desde que lhe "apanhei o jeito" faço risotto de tudo que me afigure um resultado saboroso. Este que trago, para além desta cor maravilhosa é uma tentação mesmo, creiam-me, para quem não seja apreciador de beterraba.
O que preparar:
  1. 1/2 de uma beterraba;
  2. 1 cebola;
  3. 1 dente de alho;
  4. 3 colheres de sopa de azeite;
  5. 1 colher bem cheia de manteiga;
  6. 2 colheres de sopa de queijo parmesão;
  7. 20ml de vinho branco seco;
  8. 150g de arroz carolino Bom Sucesso; ( cerca de 1 chávena de chá)
  9. 450g de caldo da cozedura da beterraba; ( cerca de 3 chávena de chá)
  10. sal e pimenta a gosto.

Como preparar:

Descascar a beterraba, parti-la em fatias gorssa e cozer em água temperada com sal e um golpe de vinagre. Deixar arrefecer e reservar a beterraba e o caldo. 

Thermomix/Bimby:

Colocar no copo a cebola, o alho e o azeite e marcar 5 seg vel. 5. Marcar depois 5 min, temp 90 vel. 2. Juntar a beterraba e o vinho branco e marcar 3 seg vel. 5. Juntar o caldo onde a beterraba foi cozida até completar 450g. Se necessário, juntar um pouco de água. Juntar também o arroz, temperar com sal e pimenta e marcar 10 min, temp 100ºC na vel. colher inversa. Destapar o copo, mexer o arroz com a espátula e marcar mais 8 min, temp. 100ºC na vel. colher inversa. Ao fim deste tempo, juntar a manteiga e o queijo e marcar mais 2 min, temp. 100ºC na vel. colher inversa. Deixar descansar 2 min e servir de imediato.  

Modo convencional:

Picar a cebola e o alho e levar a estalar no azeite. Juntar o arroz e, sem mexer, abanando apenas a panela,  e deixar fritar um pouco. Juntar o vinho branco e a beterraba esmagada com um garfo. Deixar o arroz absorver os líquidos e ir juntando 1 concha de sopa de cada vez, de caldo de cozer a beterraba, adicionando o seguinte somente quando o anterior tiver quase absorvido na totalidade.. Este processo demora cerca de 20 min até o arroz estar "no ponto". Atenção que o caldo tem de estar a fervilhar numa panela à parte para ser adicionado bastante quente. Só assim resulta.  Juntar, finalmente, a manteiga e o queijo ralado, mexer muito delicadamente, só para envolver e deixar descansar 2 min. Servir de imediato.

 

Este maravilhoso risotto acompanhou estes bolinhos de milho com salmão fumado.

 

E  esta receita de risotto confecionado com arroz carolino Bom Sucesso é a minha participação no passatempo " Prato com Arroz" ,promovido pelo fatástico blog Receitas de Sedução em parceria com a Orivárzea, o meu arroz de eleição.

Mãos à obra.

publicado por Maria às 18:43
De Paula a 22 de Maio de 2013 às 09:29
Oh gosto tanto de risotto e ficou com uma cor maravilhosa! Adorei a ideia de utilizar a beterraba! Tenho umas ali no frigorífico...deste-me uma rica ideia!
Uma beijoca e boa sorte no passatempo

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
16
20
24
25
27
28
29
30
31
últ. comentários
eu adoro esta receita porque com os ingredientes p...
nossa que receita maravilhosa Amei seu blog BJO? (...
I wanted to thank you for this excellent read<a...
No Amarelo do Colégio Militar as Batatas Fritas sã...
 No Amarelo do Colégio Militar as Batatas Fri...
Minha avó, que cresceu em Mogadouro, muitas vezes ...
pois ! No meu tempo (43/51, chumbei um ano), bat...
Ficou lindo, foi a minha inspiração para o almoço ...
Parece impossível a sra classificar como peixe da ...
è um prato da minha infância, de que guardo record...
blogs SAPO