Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
19
23
26
28
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
22
Jun
13
Os ingleses chamam-se a fruta da paixão. É um dos meus frutos favoritos. Na terra que me viu crescer, o maracujá era uma fruta tão comum como cá o é são tangerina ou a laranja. Joguei muitas vezes ao "mata" onde, na falta da bola, um maracujá fazia as suas vezes. Conheço-lhe pelo menos 3 variedades apesar de aqui em Portugal só ser vista à venda o maracujá roxo.
O seu travo doce e "azedinho" em simultâneo, conferem a este fruto um sabor sem par. O sumo mais refrescante que conheço é o sumo de maracujá. Pena que cheguem aqui tão caros e por isso serem tão pouco utilizados.
Nas minhas experiências em gelados não poderia faltar, de forma alguma, o gelado de maracujá. Este fi-lo com iogurte numa tentativa de o tornar mais light. É delicioso, tal como esperava.
O que preparar:
  1. 4 maracujás maduros + 1 para verter por cima;
  2. 200g de yogurte grego;
  3. 2 claras de ovo;
  4. 5 colheres de sopa de açúcar;
  5. algumas gotas de sumo de limão.
Como preparar:
Misturar as claras com o açúcar e bater em castelo até formar um merengue firme. Abrir os maracujás ao meio e, com a ajuda de uma colher, retirar a polpa. Juntar esta polpa às claras batidas mexendo cuidadosamente para não perderem o ar. Deitar algumas gotas de sumo de limão e misturar. Finalmente, juntar o iogurte grego e envolver até resultar num creme uniforme. Colocar numa máquina de gelados e seguir as instruções do fabricante.
Em alternativa, caso no tenha máquina de fazer gelados, levar a mistura ao congelador numa caixa fechada e, de meia em meia hora, retirar do cogelador batendo vigorosamente, voltando a colocar no frio. Fazer esta operação nas primeiras 2 horas de congelamento.
Quando servir, deitar por cima das bolas de gelado a polpa do 5º maracujá.
O iogurte poderá ser substituido ela mesma quantidade de natas batidas. Fica igualmente muito saboroso porém, mais calórico.
Mãos à obra.

tags: ,
publicado por Maria às 18:09
De Paula Vieira a 22 de Junho de 2013 às 19:12
Uma delicia, a combinar com o dia  de hoje, bem quentinho.


Beijinho


Paula
De Doces em Casa a 22 de Junho de 2013 às 19:28
Hoje é o dia do bem merecido gelado!
Este frozen tem um lindo aspecto, tenho de experimentá-lo, mas será com outros sabores pois não gosto do sabor do maracujá!


:)


Beijinho,
Aida
De Margarida Abreu a 22 de Junho de 2013 às 19:57
Ohhhh minha querida Maria, que delicia... eu adoro frozen e maracuja... uma ugestao sem duvida maravilhosa para o lindo dia que hoje esteve!!!


Beijocas


Margarida
De Addicted a 22 de Junho de 2013 às 21:20
hummm...tão bom!
beijinhos e um bom fim de semana :)
De Mena Lopes a 23 de Junho de 2013 às 14:37
Olha calórico ou não, eu só sei que os teus gelados me deixam a sonhar!!!
Por acaso andei a experimentar e nao sei o que vai sair!! Mas usei natas e iogurte!! 
Talvez por ter visto as tuas delícias é que me meti nestas andanças!!
E gosto do maracujá! Adoro por lhe chamarem o fruto da paixão!!
:))
Um beijinho triplicado,
Mena e Pintainhos.
De Paula a 24 de Junho de 2013 às 12:09
Gostei deste geladinho delicioso! Este vou experimentar de certeza, pois não tem natas!
Um beijinho e uma boa semana
De gina a 24 de Junho de 2013 às 20:05
Querida Amiga Maria.
Fico encantada com os teus sorvetes, tão suaves, cremosos com uma aparência deliciosa. Não tenho o hábito de fazer sorvetes mas estou ficando tentada ao ver essas delicias. Vão ficar para fazer no próximo verão, mas desde já te roubo esta receita, porque adoro maracujá e ficou lindo.
Beijinhos para todos.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
19
23
26
28
30
últ. comentários
Thanks for sharing information <a href="https:/...
Olá , acabei de ler esta receita de licor de ameix...
Falta-lhe a cidra, bolos de familia e de mel sem c...
Sem comentários... Esta senhora que sabe tudo, afi...
Adorei. ❤️ Adeus e um grande ZACATRAZ
E a tinta? A tinta é essencial para a confecção.
Adorei ler seu post.numero do felipe neto (https:/...
As batatas são efetivamente às rodelas mas aquele ...
Agradeço a receita mas tem algo de errado. Nunca p...
Olá a todos. As batatas são efectivamente às rodel...
blogs SAPO