Bem vindos à Oficina das Papitas. Este meu projecto, tem como principal objectivo ajudar os meus filhos que já não vivem comigo, mas que têm de cozinhar para si próprios. Espero assim poder ajudá-los. Tentarei fazê-lo com muito amor.
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
18
20
22
23
25
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Posts mais comentados
24
Jul
13
A ameixa, apesar de ser da família da cereja e do pêssego ( as suas ávores), é um parente pobre daqueles dois  pois não é tão ansiada nem elogiada por tantos de nós. Pessoalmente, se vejo os três frutos lado a lado, vou primeiro para as cerejas, em segundo lugar para os pêssegos e só por fim para as ameixas. E, quando como uma ameixa, doce e sumarenta interrogo-me porque a preteri perante as outras duas frutas. E nessa altura acho que fui injusta para tão delicioso fruto.
Para compensar tamanha e infundada injustiça, decidi fazer dela rainha. E, para esse efeito, nada melhor que fazer um geladinho de Ameixa Preta. Ficou nas lista dos favoritas cá por casa.
O que preparar:
  1. 5 a 6 ameixas grandes e maduras;
  2. 50ml de água;
  3. 2 + 3 + 3 colheres de sopa de açúcar;
  4. 200ml de natas para bater;
  5. 3 claras de ovo;
  6. algumas gotas de sumo de limão.
Como preparar:
Descaroçar as ameixas e colocá-las num tacho juntamente com 2 colheres de sopa de açúcar. Levar ao lume juntamente com a água. Deixar ferver lentamente até as ameixas se desfazerem completamente ficando um doce ligeiro ( nem muito líquido nem muito consistente). Esta operação demora cerca de 10 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente.
Misturar 3 colheres de sopa de açúcar nas claras e batê-las até ficarem em castelo. Misturar o doce de ameixa com cuidado para as claras não perderem o ar. Bater as natas juntamente com as restantes 3 colheres de sopa de açúcar juntando algumas gotas de sumo de limão. Quando montarem juntá-las ao preparado de doce de ameixa e claras. Deitar a mistura na máquina de gelados e proceder seguindo as instruções do fabricante. Na minha máquina deixo cerca de 30 minutos até atingir o ponto desejado.
Colocar no congelador até servir.
Em alternativa à máquina de gelados, pode colocar directamente no congelador tendo o cuidado de, nas primeiras 2 horas mexer energicamente com um garfo de 1/2 em 1/2 hora. Porém, a adição das claras em castelo evitam a formação de cristais de gelo.
Mãos à obra.

 

 

 

tags: ,
publicado por Maria às 18:35
De Margarida Abreu a 25 de Julho de 2013 às 19:41
Hummm Maria... ora aqui está uma fruta que eu ainda nao coloquei a congelar, mas depois de ver este teu gelado vou pedir ao maridao para me ir apanhar umas á quinta para por junto com a outra fruta... ficou com uma cor explendida, e o sabor so pode mesmo ser delicioso..  vou fazer... ahhh pois vou!!!


Beijocas minha querida!!


Margarida

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Contador
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
18
20
22
23
25
27
28
29
30
31
últ. comentários
eu adoro esta receita porque com os ingredientes p...
nossa que receita maravilhosa Amei seu blog BJO? (...
I wanted to thank you for this excellent read<a...
No Amarelo do Colégio Militar as Batatas Fritas sã...
 No Amarelo do Colégio Militar as Batatas Fri...
Minha avó, que cresceu em Mogadouro, muitas vezes ...
pois ! No meu tempo (43/51, chumbei um ano), bat...
Ficou lindo, foi a minha inspiração para o almoço ...
Parece impossível a sra classificar como peixe da ...
è um prato da minha infância, de que guardo record...
Top blogs de receitas
blogs SAPO