Foi, é, e será sempre a refeição do “desenrasca” . Desculpem-me a grosseira expressão, mas não há outra que mais se adeque aos clássicos ovinhos mexidos. Não conheço ninguém que não saiba, pelo menos, mexer uns ovos para uma refeição sem tempo, para um pequeno almoço reforçado, para por no pão para levar para a escola ou trabalho.
Porém, fazer uns bons ovos mexidos, fofinhos, húmidos e saborosos tem os seus pequenos truques. O Chef Henrique Sá Pessoa sempre na sua imensa simplicidade sempre com o seu toque pessoal, ensina-nos a fazer uns ovos mexidos dignos de mesa de rei. Esses ensinamentos reproduzo-os de seguida.
E é com esta simples mas tão saborosa refeição que participo, esta quinzena ,no “Quinze Dias Com…”. O Chef a mentorear este período é, como já devem ter percebido, Hennrique Sá Pessoa.
O que preparar:
2ovos por pessoa;
1 colher de chá de manteiga;
1 colher de chá de azeite;
1 colher de chá de natas;
sal e pimenta a gosto.
Como preparar:
Colocar numa pequena frigideira metade da quantidade de manteiga e a colher de chá de azeite. Numa tacinha, bater ligeiramente os ovos com um garfo ( basta misturar, sem bater muito). Levar a frigideira ao lume e, sem deixar aquecer muito, pois vamos cozinhar ovos mexidos e não uma omelete, deitar os ovos. Ir mexendo sempre em lume brando até solidificarem mas sem ficarem demasiado secos. Deitar por fim a restante manteiga e a colher de natas ( opcional). Mexer e, somente nessa altura, temperar com sal e um pouco de pimenta.
Eis que temos uns ovos mexidos fofos e deliciosos.
Portanto, principais conselhos a lembrar: Não deixar aquecer a frigideira nem as gorduras ( manteiga e azeite) antes de juntarmos os ovos; Ir mexendo sempre enquanto cozinham; Juntar o sal somente depois dos ovos cozinhados pois, se adicionamos antes, estes desidratam e ficam muito secos.
Mãos à obra.