Lembro-me bem quando vi pela primeira vez uma referência e esta senhora. Foi num blog que seguia, ainda não tinha criado este, e quando fui espreitar a sua forma simples e rápida de nos apresentar receitas deliciosas, fiquei rendida. Desde aí, sigo-a assiduamente quer nos seus livros quer nas revistas que publica. Bem sei que esta que trago hoje não é das mais saudáveis. Porém, de vez em quando podemos dar um pontapé na dieta para poder saborear uma refeição com prazer. Faz-se de muitas formas a Carbonara e há milhentas versões. Esta é simples, não ficamos com "ovos mexidos" misturados na pasta. Ficamos, isso sim, com um creme maravilhoso que transforma um prato tão simples numa comida gourmet.
Apresento aqui a minha participação quinzenal no desafio Quinze dias com cuja mentora é a Susana. Quer-me parecer que esta participação não ficará solteira pois a Chef escolhida para esta quinzena é, nada mais, nada menos que a Donna Hay, uma das minhas favoritas e por quem me sigo e apoio pelo menos uma vez por semana, para preparar refeições leves, frescas e deliciosas.
A quantidade de ingredientes apresentado contempla 2 doses.
O que preparar:
- 200g de pasta fresca;
- 200ml de natas;
- 1 chávenas de queijo parmesão ralado no momento;
- 2 gemas de ovo;
- 4 fatias de bom presunto;
- queijo parmesão a gosto e ralado na altura de servir;
- sal e pimenta e gosto.
Como preparar:
Cozer a pasta em bastante água fervente temperada com sal. A pasta fresca não leva mais que 4 a 5 minutos a atingir o ponto ideal de cozedura. Escorrer bem retirando toda a água onde foi cozinhada. Temperar com sal, se faltar, e com pimenta moída. Juntar as natas e as gemas de ovo e a chávena de quijo parmesão ralado. Levar ao lume lento, mexendo sempre e até sentir o creme a envolver toda a pasta. Retirar do lume, empratar com a ajuda de uma pinça de cozinha ou mesmo um garfo e colher, enrolando sobre o prato de servir formando um montículo.
Esfarripar as fatias de presunto e dispor por cima da pasta. Servir polvilhado de queijo ralado na altura. Delicioso.
Mãos à obra.